Nadador Ian Thorpe internado devido a depressão e a abuso de álcool

O atleta já tinha confessado numa biografia os seus problemas de saúde.

Foto
Ian Thorpe está longe dos seus tempos áureos Greg Wood/Reuters

Mesmo quando estava no auge das suas capacidades atléticas, Ian Thorpe já sofria com depressão e abusava do álcool, mas o seu sucesso desportivo escondia a sua condição. “Quando treinava para Atenas 2004, cometia muitos abusos destes, sempre sozinho e envolto num nevoeiro de desgraça”, escreveu Thorpe na autobiografia. Os 11 títulos mundiais e cinco olímpicos não ajudaram o antigo nadador australiano e ontem ficou-se a saber que o homem anteriormente conhecido como o “Torpedo” foi internado num hospital para se reabilitar dos seus problemas.

A notícia foi avançada pelo jornal australiano Herald Sun, citanto fontes familiares que revelam que Thorpe, de 31 anos, foi internado após ter sofrido uma queda na casa da família em Panania, uma localidade perto de Sydney. “Prossegue debaixo dos cuidados de especialistas, na sua longa e solitária batalha para assentar a sua vida, depois da competição e do regresso falhado nos Jogos Olímpicos de Londres 2012”, refere o Sun.

Nos últimos meses em que regressara à Austrália, após ter vivido um ano e meio na Suíça, Thorpe até teve várias aparições públicas, incluindo uma presença no recente Open da Austrália e no casamento de uma amiga. Mas a queda sofrida levou a família a decidir-se pelo seu internamento. “Sim, é sério, mas não quero acrescentar muito mais. O Ian é uma pessoa fantástica, mas tem grandes dificuldades em reconhecer os seus problemas”, disse ao Sun Alan Jones, jornalista e amigo do antigo atleta.

Thorpe tornou públicos os seus problemas com depressão e alcoolismo numa autobiografia publicada em 2012, admitindo que chegou a pensar no suicídio. "Usei o álcool como uma forma de livrar a minha cabeça de pensamentos horríveis. Era a minha forma de gerir os meus estados de espírito", escrevia o nadador que, em 2011, anunciou que iria tentar um regresso à competição com o objectivo de estar nos Jogos Olímpicos de 2012 em Londres, ele que se retirara da competição em 2006, com apenas 24 anos. Thorpe falhou este objectivo, mas ainda anunciou que iria tentar estar presente nos Mundiais de 2013 e nos Jogos da Commonwealth em 2014, não chegando sequer a tentar devido a uma lesão.

Há muito que o nome de Thorpe deixou de estar nas listas dos recordes mundiais da natação - ele estabeleceu o seu primeiro máximo mundial aos 17 anos, o primeiro de 13 recordes individuais que iria estabelecer ao longo de uma curta carreira recheada de títulos. Aos 16 anos, conquistou o seu primeiro título mundial, o primeiro de 11, e foi cinco vezes campeão olímpico, conquistando ainda mais quatro medalhas de prata e uma de bronze – Thorpe ainda é o australiano com mais medalhas conquistadas em Jogos Olímpicos.

Sugerir correcção
Comentar