Universidade Atlântica em situação "muito difícil"

Presidente da Câmara de Oeiras confirmou "sérias dificuldades financeiras" da instituição de que a autarquia é a principal accionista, com 41% do capital.

O vereador do PS na Câmara de Oeiras Marcos Sá mostrou-se nesta quarta-feira preocupado com os "problemas financeiros" da Universidade Atlântica, localizada em Barcarena, e questionou o presidente da autarquia sobre as soluções previstas para fazer face a essa situação.

"Manifestei preocupação pela situação económica e financeira da Universidade Atlântica. Solicitei um ponto de situação por parte da Câmara de Oeiras para a resolução dos actuais problemas e para perspectivar o futuro da universidade, pois é uma das grandes instituições do nosso município", disse Marcos Sá em reunião de câmara.

Segundo o deputado socialista, o presidente da autarquia, o independente Paulo Vistas, admitiu que a "situação é muito difícil e complexa". À agência Lusa, Vistas (do movimento Isaltino Oeiras Mais À Frente - IOMAF) disse que a Universidade Atlântica está a passar por "sérias dificuldades financeiras".

O autarca prometeu "encontrar um caminho" para a instituição, que poderá passar por uma reestruturação. "Pode ser reestruturada, deixar de ser universidade e passar a ser escola superior, por exemplo. A câmara está empenhada e irá fazer tudo para tentar encontrar soluções de curto prazo e outras de médio e longo prazo", assegurou Paulo Vistas.

A Universidade Atlântica, que iniciou as suas actividades lectivas em 1996, foi constituída por professores universitários, investigadores, instituições financeiras, grupos institucionais, empresas de serviço e de estudos e pela Câmara Municipal de Oeiras, que detém 41% do capital da EIA (Ensino, Investigação e Administração, SA), empresa proprietária da universidade. O actual presidente da EIA é o antigo autarca e dirigente social-democrata Artur Torres Pereira, que sucedeu no cargo a Luís Marques Mendes, ex-presidente do mesmo partido.

Em 1996, tiveram início as primeiras licenciaturas na área da Gestão. Em 2001, foi criada a Escola Superior de Saúde. Desde então, a Atlântica tem alargado as suas actividades a quatro áreas estratégicas: Ciências Empresariais; Saúde; Tecnologias de Informação e Comunicação; e Território, Ambiente e Desenvolvimento.

Sugerir correcção
Comentar