Linha SOS-Deixar de Fumar está temporariamente suspensa

A Linha SOS – Deixar de Fumar (808 20 88 88), que prestava apoio a fumadores que querem largar o tabaco, pelo mero custo de uma chamada local, está temporariamente suspensa por falta de apoio financeiro, mas vai voltar a funcionar em breve, ainda que em moldes diferentes, soube o PÚBLICO. Hoje assinal-se o Dia do Não Fumador.

Uma iniciativa do Instituto Nacional de Cardiologia Preventiva que contava com o apoio financeiro da Direcção-Geral da Saúde desde 2002, a Linha SOS Deixar de Fumar era assegurada por uma equipa permanente nos dias úteis das 13h00 às 21h00. Só que o apoio financeiro da DGS terminou no final do ano passado e este ano não houve candidaturas para projectos deste tipo.

Por isso foi necessário alterar o modelo de funcionamento. Em breve, as pessoas que pretenderem apoio para deixar de fumar vão deixar o seu nome e número de telefone num atendedor de chamados, sendo posteriormente contactadas pela equipa da linha com a maior brevidade possível.

Segundo o Portal da Saúde, a SOS – Deixar de Fumar é “a única linha com este serviço em Portugal e está integrada na rede europeia das Quitlines”.

Sugerir correcção
Comentar