Uruguaio desaparecido há quatro meses foi resgatado na cordilheira dos Andes

Homem sobreviveu graças aos restos de comida deixados pelos alpinistas num refúgio da montanha.

Foto
Homem estava desidratado e perdeu 20 quilos mas não corre risco de vida AFP

Em Abril, o uruguaio Raúl Goméz Cincunegui chegou à cidade argentina de Mendoza para participar num encontro de motociclistas. Foi de moto até ao Sul da Argentina e cruzou o Chile para ir visitar a família. A 11 de Maio contactou a mulher pela última vez, para lhe dizer que a moto tinha avariado e que teria de atravessar a pé a cordilheira dos Andes. Até domingo, nunca mais se soube uma palavra sobre este homem de 58 anos. Quatro meses depois Cincunegui foi encontrado num refúgio de montanha a 2840 metros de altura sobre o nível do mar.

Raúl Goméz Cincunegui foi encontrado bastante debilitado no refúgio Ingeniero Sardina, na província argentina de San Juan, na fronteira com o Chile. Segundo o governador de San Juan, José Luis Gioja, o homem foi levado de helicóptero para o hospital e está internado com sinais de desidratação avançada, e com cerca de 20 quilos a menos. Ainda assim, está fora de perigo. “É um milagre”, disse Gioja à agência Télam, citado pela EFE.

O uruguaio chegou à cidade argentina de Mendoza em Abril para participar num encontro de motociclistas. Foi de moto até ao Sul da Argentina e cruzou o Chile para ir visitar a família. A 11 de Maio tinha contactado a esposa pela última vez, para lhe dizer que a moto tinha avariado e que teria de atravessar a pé a cordilheira dos Andes.

Desde então, perdeu-se-lhe o rasto. Durante estes quatro meses, Goméz Cincunegui refugiou-se das baixas temperaturas do Inverno num abrigo utilizado por alpinistas e sobreviveu graças aos restos de comida, sobretudo açucar e uvas, que estes costumam deixar para trás.

No domingo foi localizado pelos técnicos do departamento de Hidráulica que se deslocaram de helicóptero àquela zona de montanha para medir a acumulação de neve, para fazerem os cálculos hídricos da província, segundo a agência France Press.

O uruguaio, que é funcionário público e canalizador na cidade de Bella Unión, contou à equipa de resgate que se desorientou por causa dos fortes nevões que caíram enquanto caminhava pela cordilheira. A acumulação de neve dificultou as buscas, que começaram em Junho e foram entretanto canceladas.



Sugerir correcção
Comentar