Tufão que passou pelas Filipinas é um dos mais fortes de sempre a atingir terra

Os ventos chegaram aos 379 km/h. Há três mortes confirmados, mas a verdadeira dimensão só será conhecida nos próximos dias.

Fotogaleria
Os ventos chegaram a atingir os 379 km/h ABS-CBN/Reuters
Fotogaleria
Charlie Saceda/REUTERS
Fotogaleria
Imagem do tufão fornecida pela NASA AFP/NASA/NOAA
Fotogaleria
Muitas árvores caíram e provocaram vários danos AFP
Fotogaleria
Algumas estradas e telhados ficaram completamente destruídos ABS-CBN/Reuters
Fotogaleria
Imagem satélite REUTERS/NOAA

A passagem do tufão Haiyan pelas Filipinas deixou um rasto de destruição ainda difícil de avaliar. Com ventos a atingir os 379 km/h, as autoridades calculam que o Haiyan foi um dos tufões a chegar a terra com mais intensidade desde que há registos.

"O nível de destruição causado pelo tufão Haiyan é extenso e devastador, e infelizmente tememos que vão ser perdidas muito mais vidas", disse a directora da organização Save the Children nas Filipinas, Anna Lindenfors, citada pela BBC.

Até agora foram registadas três vítimas mortais – duas pessoas foram electrocutadas e uma morreu ao ser atingida por um raio.

A verdadeira dimensão da catástrofe natural só será conhecida nos próximos dias, mas no meio da tragédia há uma informação que pode contribuir para um impacto menos dramático do que seria de esperar.

Apesar de os ventos terem destruído vários edifícios e provocado derrocadas nas ilhas centrais, a velocidade a que passou pelas Filipinas pode ser um sinal de que o número de vítimas mortais não chegará ao que resultou da passagem do tufão Bopha, em 2012, quando morreram pelo menos 1000 pessoas.

O coordenador das equipas de salvamento, Eduardo del Rosario, disse à Associated Press que o impacto da passagem do Haiyan  poderá também ter sido limitado pela antecipada evacuação das áreas afectadas. O tenente-general Roy Deveraturda disse à mesma agência noticiosa que a rápida passagem do tufão "pode ter ajudado a reduzir o seu potencial de destruição".

O Haiyan atingiu o território das Filipinas com uma intensidade equivalente à categoria 5 e dirige-se agora para o Vietname e para o Sul da China, onde deverá abrandar para a categoria 3. Os ventos nas Filipinas chegaram a atingir os 379 km/h, com ondas de até 15 metros.

Sugerir correcção
Comentar