Temporal fez pelo menos 27 mortos no estado do Rio de Janeiro

Ainda há pessoas desaparecidas devido a inundações e deslizamentos de terra no início da semana, em Petrópolis.

Foto

Pelo menos 27 pessoas morreram devido a inundações, deslizamentos de terras e desmoronamentos provocados por um temporal, na região turística de Petrópolis, uma zona montanhosa do Estado brasileiro do Rio de Janeiro

Entre as vítimas mortais das fortes chuvadas caídas na noite de domingo e na segunda-feira incluem-se dois rapazes e uma rapariga que estavam desaparecidos e foram encontrados pelos bombeiros na terça-feira. Morreram também dois socorristas que procuravam pessoas desaparecidas.

O balanço oficial  tem vindo a corrigir em alta os números de vítimas desde o início da semana. O secretário estadual da Defesa Civil, Sérgio Simões, calculava na terça-feira que entre dez e 15 pessoas ainda estivessem soterradas pela avalancha de lama que destruiu pelo menos três casas. Segundo o jornal O Globo, há também 18 feridos e 1466 desalojados.

Num período de 24 horas a precipitação na cidade foi, consoante as fontes, de 390mm ou 420mm. Em qualquer caso acima da média do mês de Março, que é de 270 mm.

Mais de 250 militares e elementos dos serviços de socorro foram mobilizados para apoiar a população da região, onde 21 locais foram inundados ou sofreram deslizamentos de terra ou desmoronamentos.

As autoridades do Estado declararam o “alerta máximo” e apelaram à população para que deixasse as zonas de risco e se deslocasse para os centros de acolhimento. A Presidente do Brasil, Dilma Rousseff, que estava em Roma, para participar na missa de inauguração de pontificado do Papa Francisco, disponibilizou a ajuda do governo federal.

Os desastres naturais provocados pela chuva são frequentes no Brasil. Em Janeiro de 2011, centenas de pessoas morreram no estado do Rio de Janeiro devido a intempéries que provocaram inundações e deslizamentos de terras.

 

 

 

 

Sugerir correcção
Comentar