Sismo nas Filipinas deixa pelo menos 85 mortos, dezenas de feridos e igrejas históricas destruídas

Epicentro do terramoto de 7,2 na escala de Richter foi a 570 quilómetros da capital Manila.

Fotogaleria
AFP
Fotogaleria
AFP
Fotogaleria
AFP
Fotogaleria
AFP
Fotogaleria
Reuters

As ilhas de Bohol e Cebu foram as mais abaladas no sismo desta terça-feira que atingiu o arquipélago das Filipinas e fez pelo menos 85 mortos e cem feridos. Várias casas e igrejas históricas ficaram destruídas.

O sismo de magnitude 7,2 na escala de Richter ocorreu às 8h12 da manhã nas Filipinas (18h15 de segunda-feira na hora portuguesa) e teve o epicentro perto de Carmen, numa remota região na ilha de Bohol, onde terão morrido pelo menos 57 pessoas.

O epicentro foi a cerca de 55 quilómetros de Cebu City. Nesta cidade de 870 mil pessoas, a cerca de 570 quilómetros da capital Manila, o forte abalo e subsequentes réplicas deixaram várias casas e igrejas históricas destruídas. Uma pessoa morreu na ilha de Siquijor.

Só na ilha de Cebu terão morrido pelo menos 15 pessoas, disse à Reuters Rey Balido, porta-voz do Conselho para a Gestão e Redução do Risco de Desastres Nacionais. Os habitantes fugiram das suas casas de Cebu City, relata a agência, e os doentes foram retirados dos hospitais para espaços abertos. 

Não há notícias de mortes entre turistas nestas ilhas que são um tradicional destino para férias, refere a Reuters. Os voos para Bohol e Cebu foram cancelados e as localidades mais afectadas, onde as réplicas continuaram por muito tempo, ficaram sem abastecimento eléctrico.
 
 
 
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar