Rohani inspira-se em Obama... mas apenas no You Tube

Vídeo que celebra os cem dias da presidência de Hassan Rohani inspirado numa gravação que se tornou viral durante a campanha presidencial de Barack Obama.

Os primeiros 100 dias de Hassan Rouhani no poder

Ainda não apertaram as mãos, mas já falaram ao telefone e selaram, no último fim-de-semana, o primeiro acordo entre duas nações há 34 anos de costas voltadas. Agora, um vídeo destinado a assinalar os cem dias de Hassan Rohani no Governo mostra que, apesar do mar de diferenças, o Presidente iraniano está mais atento do que se poderia imaginar às estratégias do seu homólogo norte-americano.

As semelhanças são tantas que se pode mesmo dizer que o autor, Hoseyn Dehbashi, produtor dos vídeos de campanha de Rohani, quis sublinhar a sua fonte de inspiração: um vídeo independente divulgado durante a campanha presidencial do então senador Barack Obama e que se tornou viral. Em 2008, eram celebridades de Hollywood, no vídeo de Rohani são iranianos – homens e mulheres, crianças e velhos – mas, uns como outros, declamam discursos que ficaram famosos dos dois dirigentes. Em ambos, as palavras misturam-se com música e imagens a preto e branco dos discursos, o de Obama ainda como candidato, o de Rohani na tomada de posse, em Agosto.

Mas há também diferenças claras, nota a BBC, que encontrou a gravação iraniana e traduziu as palavras de Rohani. Enquanto o vídeo de Obama se centra no slogan Yes we can, palavras que Obama repetiu incansavelmente do início da campanha ao discurso de vitória, o de Rohani centra-se na importância da humildade – um tom essencial ao Presidente iraniano que, ao contrário de todos os outros, não é chefe de Estado, e deve obediência ao Supremo Líder. “Sinto o peso desta votação. Encontro abrigo apenas em Deus e peço honesta e humildemente a Deus Todo Poderoso que livre este seu humilde servo longe da miséria, da inveja, da arrogância e do egoísmo”, diz Rohani no vídeo intitulado Nova Caminhada.

Mas tal como Obama, que no famoso discurso de campanha dizia que as coisas que dividiam os americanos eram menores do que as que os uniam, também Rohani destaca a importância da unidade nacional. Para o sublinhar, no vídeo agora divulgado algumas partes do discurso são ditas em curdo, turco e baluchi, as línguas das minorias étnicas do Irão, acrescenta a BBC.

As imagens foram publicadas no Aparat, site iraniano de partilha de vídeos, mas também no You Tube, onde tinha já nesta quarta-feira mais de 67 mil visualizações – ainda muito longe dos 24 milhões do vídeo de Obama em 2008.

Esta é a segunda vez numa semana que a liderança iraniana usa as redes sociais, muitas delas proibidas no país, de forma inesperada. Na semana passada, antes do início da ronda de negociações que haveria de conduzir a um acordo preliminar sobre o programa nuclear iraniano, o ministro dos Negócios Estrangeiros divulgou uma mensagem no You Tube dirigida aos ocidentais em que garantia o empenho do Irão nas conversações. E, numa prova dos anos que passou nos Estados Unidos enquanto estudante, Mohammad Javad Zarif termina o vídeo citando a célebre frase das campanhas políticas nos EUA: “Sou John Smith e aprovei esta mensagem”. Ou, na sua versão: “O meu nome é Jazad Zarif e esta é a mensagem do Irão”.

Sugerir correcção
Comentar