Quatro mortos após colisão de navios no mar do Norte

Sete pessoas estavam ainda desaparecidas ao início da manhã de quinta-feira. As causas do acidente não são conhecidas.

Foto

Quatro pessoas morreram no naufrágio de um cargueiro após a colisão com um porta-contentores, nesta quarta-feira, nas águas geladas no Mar do Norte. Ao início da manhã desta quinta-feira estavam ainda desaparecidas sete pessoas.

A colisão ocorreu cerca de cem milhas ao largo do porto de Roterdão, nos Países Baixos, às 17h15 (hora local, 18h15 em Lisboa). As buscas efectuadas pela Guarda Costeira foram suspensas durante a noite.

As equipas de socorro conseguiram resgatar 13 tripulantes do Baltic Ace, um cargueiro de 148 metros registado nas Bahamas, que transportava veículos. O navio colidiu com o Corvus J, um porta-contentores com bandeira cipriota, e afundou quase imediatamente. As causas da colisão ainda não são conhecidas.

“Suspendemos as buscas de madrugada”, disse à AFP um porta-voz da Guarda Costeira, Peter Verburg. “As hipóteses de os encontrarmos vivos são mínimas”, acrescentou, estimando que alguns dos desaparecidos tenham naufragado com o navio.

“Posso confirmar que encontrámos quatro vítimas. Outras sete pessoas estão desaparecidas”, disse outro porta-voz da Guarda Costeira, Marcel Oldenburger, à AFP. Quanto aos 13 sobreviventes, quatro foram hospitalizados em Roterdão, sete foram levados para um hospital na Bélgica e dois foram assistidos ainda a bordo do navio que os recolheu. “Estavam todos em estado de choque” e com sintomas de hipotermia, disse o porta-voz.

O local onde ocorreu a colisão é um dos que têm mais circulação no mar do Norte e um ponto de passagem importante para os navios com destino a Roterdão, o maior porto da Europa.

Sugerir correcção
Comentar