Polícia indiana prendeu responsáveis da construtora de prédio que ruiu na Índia

Há pelo menos 11 mortos e um número indeterminado de pessoas soterradas. É o segundo incidente deste tipo em dois dias.

Foto
O edifício ruiu completamente Babu/REUTERS

A polícia indiana prendeu cinco dirigentes da empresa que estava a construir um prédio de 11 andares em Chennai, no Sul do país, e ruiu após fortes chuvadas, matando pelo menos 11 trabalhadores.

Os agentes já conseguiu tirar dos escombros 31 pessoas, e continuam à procura de mais de uma dezena de outras, diz a Associated Press. Mas acredita-se que cerca de 90 pessoas estavam na cave do edifício quando ele se desmoronou.

A maior parte das vítimas são trabalhadores que se tinham abrigado da forte chuva que caiu no estado de Tamil Nadul, no sábado à noite, dentro do prédio que estavam a construir. Mas o edifício caiu sobre eles.

Depois de terem sido usados guindastes para levantar os maiores blocos de cimento, estão a ser usadas pás, bastões de metal e outras ferramentas manuais para tentar chegar aos sobreviventes.

Este é o segundo acidente deste tipo em dois dias, sublinhando a falta de qualidade da construção civil na Índia. No sábado, o desmoronamento de um prédio em Nova Deli causou a morte de dez pessoas, entre as quais cinco crianças.

Os desmoronamentos de imóveis são frequentes na Índia, devido a uma regulamentação laxista e fraca verificação da sua aplicação, bem como à grande procura de habitação barata. Isto leva os promotores imobiliários a utilizarem materiais de má qualidade e a acrescentarem andares aos prédios sem a devida autorização e fiscalização.

Em Abril do ano passado, 74 pessoas morreram quando um edifício de oito andares que estava a ser construído ilegalmente em Thane, um subúrbio de Bombaim, cedeu e caiu. Foi o mais grave colapso de um edifício nas últimas décadas na Índia.

Os directores da empresa de construção de Chennai foram detidos para serem interrogados, no âmbito da investigação sobre o desmoronamento.

Um trabalhador da obra disse que a estrutura pode ter colapsado devido ao impacto de um raio. “Normalmente, quando a obra está pronta, instalamos o equipamento para proteger o edifício. Estava quase pronto”, disse o trabalhador chamado Balaguru à agência Press Trust of India.


Sugerir correcção
Comentar