Polícia detém suspeito de enviar carta com ricina a Barack Obama

Everett Dutshke foi detido depois de a Justiça norte-americana ter retirado as queixas contra o primeiro suspeito, Paul Kevin Curtis.

Foto
Everett Dutschke foi detido após buscas do FBI à sua residência Lauren Wood/Daily Journal/Reuters

A polícia federal norte-americana deteve um segundo suspeito de ter enviado cartas com ricina ao Presidente Barack Obama na semana dos atentados na maratona de Boston. Everett Dutshke foi detido três dias depois de o Ministério Público ter desistido das queixas contra o primeiro homem envolvido no caso, Paul Kevin Curtis.

Dutshke, de 41 anos, foi detido depois de agentes do FBI terem feito buscas na sua residência, em Tupelo, no estado do Mississípi. O chefe da polícia local, Tony Carlton, disse à agência Reuters que o suspeito não ofereceu resistência.

O Ministério Público divulgou entretanto a acusação contra Dutshke: posse de agente biológico com intenção de o usar como arma. A pena máxima se for considerado culpado é uma multa de até 25 mil dólares e prisão perpétua.

O primeiro suspeito, Paul Curtis, foi detido na semana passada, na pequena localidade de Corinth, no estado do Mississípi. Quando os agentes lhe bateram à porta, ficou a saber que era suspeito de ter enviado cartas com ricina ao Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama; ao senador republicano Roger Wicker, do Mississípi; e a uma juíza de Lee County, no Nordeste do mesmo estado.

O FBI recebeu pistas que levaram os agentes à residência de Curtis, mas o facto de não terem encontrado vestígios de ricina nem indícios de pesquisas na Internet relacionadas com a substância levou as autoridades a admitirem que poderiam estar na casa errada.

Os investigadores viraram então as atenções para um conhecido de Paul Curtis, Everett Dutschke, também ele músico e homem de múltiplos talentos e actividades: é líder da banda The RoboDrum; instrutor de artes marciais e proprietário de um ginásio de taekwondo em Tupelo; e candidatou-se à Câmara dos Representantes do estado do Mississípi pelo Partido Republicano em 2007, tendo perdido para o democrata Stephen Holland – de acordo com a agência Reuters, a mãe de Stephen Holland, Sadie Holland, é a juíza que recebeu uma das cartas com ricina enviadas na semana passada.

Em Janeiro deste ano, Everett Dutschke começou a ser referido pelos piores motivos, depois de ter sido acusado de molestar uma menina de sete anos de idade que frequentava o ginásio de que é proprietário. Já em Março, foi acusado de aliciar duas adolescentes menores de 16 anos de idade.

 

Sugerir correcção
Comentar