Parlamento venezuelano dá poderes especiais ao Presidente Nicolás Maduro

Foto
Nicolás Maduro quis ter uma arma contra a "guerra económica" Reuters

O parlamento da Venezuela aprovou nesta terça-feira o pedido do Presidente Nicolás Maduro para governar por decreto durante um ano.

A Assembleia Nacional de Caracas já tinha dado um primeiro consentimento ao pedido do Presidente a 14 de Novembro, mas só agora a medida foi aprovada pelo mínimo de votos exigidos, 99 em 165 (maioria de três quintos).

Para obter o número de votos necessários, o partido socialista no poder expulsou uma deputada, Maria Mercedes, uma dissidente substituída por um lealista, Carlos Santos, que deu o 99.º voto a favor.

Maduro pedira o governo por decreto — que o seu antecessor, Hugo Chávez, usou várias vezes — para adoptar medidas contra a corrupção e a inflação (superior a 54%) num momento em que a Venezuela atravessa uma grave crise económica e social — há falta de produtos básicos como o leite. Maduro diz que esta "guerra económica" que a revolução venezuelana trava é feita pela oposição com o apoio de países estrangeiros e que se destina, precisamente, a estrangular e matar a revolução.

Os poderes especiais permitem ao Presidente governar por decreto, sem que as medidas sejam aprovadas na Assembleia Nacional.
 
 

Sugerir correcção
Comentar