Organização russa Memorial ganha Prémio Sakharov 2009

Foto
A Memorial tem denunciado os crimes cometidos nas guerras na Tchetchénia Adlan Khasanov/Reuters

A organização russa de defesa dos direitos humanos Memorial venceu o Prémio Sakharov 2009, atribuído pelo Parlamento Europeu. É um prémio pela liberdade de expressão no valor de 50 mil euros que agora será atribuído em Estrasburgo a Lyudmila Alexeyeva, Oleg Orlov et Serguei Kovalev em nome da Memorial e “de todos os defensores dos direitos humanos na Rússia”.

A Memorial sucede assim ao dissidente chinês Hu Jia que venceu o prémio no ano passado, mas o galardão foi já entregue à Nobel da Paz birmanesa Aung San Suu Kyi (1990), ao primeiro-ministro timorense Xanana Gusmão (1999) ou ao antigo secretário-geral da ONU Kofi Annan (2003). Este ano, no entanto, o Parlamento Europeu escolheu a organização russa fundada pelo activista dos direitos humanos que dá nome ao prémio, Andrei Sakharov, o físico e Nobel da Paz falecido há 20 anos que fundou a Memorial em 1988.

“As pessoas que defendem os direitos humanos devem ter liberdade de expressão”, disse o Presidente do Parlamento Europeu, Jerzy Busek, ao anunciar o nome do vencedor. “Pensamos que podemos contribuir para a eliminação do medo, da violência e de outras formas de perseguição com que sofrem os activistas de direitos humanos”, acrescentou.

A Memorial tem denunciado os crimes cometidos nas guerras na Tchetchénia e a violência noutras regiões do Cáucaso. Uma das dirigentes da organização, Natalia Estemirova, foi assassinada a 15 de Julho quando estava a investigar execuções sumárias na Tchetchénia e a Memorial acabou por suspender as suas actividades no território.

Natalia Estemirova tinha trabalhado com a jornalista Anna Politkovskaia, assassinada em Moscovo em 2006. O prémio será entregue a 16 de Dezembro no Parlamento Europeu em Estrasburgo.

Sugerir correcção
Comentar