São nove, todos octogenários. E têm os seus países nas mãos

O Presidente de Israel, Shimon Peres, é o mais velho. O que não quer dizer que seja o que está há mais tempo na presidência.

Fotogaleria
Robert Mugabe Alexander Joe/AFP
Fotogaleria
Giorgio Napolitano Max Rossi/Reuters
Fotogaleria
Raul Castro Mariana Bazo/Reuters
Fotogaleria
Rei Abdullah Dylan Martinez/Reuters
Fotogaleria
Rainha Isabel II ANTHONY DEVLIN/AFP
Fotogaleria
Rei Bhumibol PORNCHAI KITTIWONGSAKUL/AFP
Fotogaleria
Paul Biya e a mulher, Chantal ISSOUF SANOGO/AFP
Fotogaleria
Shimon Peres Ints Kalnins/Reuters

Robert Mugabe, declarado no sábado vencedor das controversas eleições presidenciais do Zimbabwe, é, aos 89 anos, um dos homens mais velhos do mundo no poder. Mas não só não é o mais velho como está longe de ser caso único.

A AFP fez o levantamento dos chefes de Estado em funções com mais de 80 anos. Encontrou nove. São homens –  a excepção  é a rainha de Inglaterra – que, nalguns casos, ocupam os cargos há décadas.

Encontram-se em funções executivas uns, honoríficas outros, em monarquias absolutas ou constitucionais, como em repúblicas democráticas ou autoritárias. Nalguns casos a idade corresponde a uma longevidade no poder, noutros nem tanto.

Mugabe, que, em eleições consideradas "fraudulentas" pela oposição, foi escolhido para um novo mandato à frente do Zimbabwe, está no poder desde Abril de 1980. Mas isso não significa que seja aquele que está há mais tempo no cargo. No continente africano, o decano político é Teodoro Obiang Nguema, que tem apenas 71 anos mas leva 34 de poder autoritário na Guiné Equatorial.

Em África, Girma Wolde-Gorgis, nascido, como Mugabe, em 1924, é Presidente da Etiópia desde 2001, com uma função essencialmente honorífica. O outro octogenário no poder no continente tem funções executivas. É Paul Biya, 80 anos, Presidente dos Camarões desde 1982.

Na Europa, Giorgio Napolitano foi reeleito em Itália em Fevereiro para um segundo mandato. Aos 87 anos aceitou, “por sentido de responsabilidade”, permanecer na presidência para ultrapassar uma situação de impasse político.

No Médio Oriente, Shimon Peres completou 90 anos na sexta-feira. Foi eleito Presidente  em 2007 e os seus poderes são hoje essencialmente protocolares. Mas foi primeiro-ministro e participa na vida política democrática de Israel há mais de 50 anos. É o mais velho chefe de Estado do mundo.

Na América, o mais velho é Raul Castro, 82 anos. Foi nomeado Presidente em Fevereiro deste ano para um segundo mandato de cinco anos, depois de ter recebido o poder do irmão, Fidel, em 2006, e de se ter tornado oficialmente chefe de Estado, em 2008.

Entre os monarcas, o mais velho em funções é o rei Abdullah, que tem 89 anos e lidera a Arábia Saudita desde a morte do meio-irmão Fahd, em 2005. É um caso em que o poder formal chegou depois dos 80. Mas, lembra a AFP, dirige de facto o reino desde 1995.

A rainha Isabel II é mais nova, 87 anos, mas tem uma longevidade no poder bem maior, decorrente do facto de ter subido ao trono aos 27 anos, em 1952.

Ainda que leve 61 anos de reinado, Isabel II não é a recordista de permanência na chefia de um Estado - ou de dezenas de estados, tendo em conta que reina nos países da Commonwealth. O rei Bhumidol Adulyadej, da Tailândia, é mais novo, tem 85 anos, mas ocupa o cargo há 67, desde os 18.
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar