População da Serra Leoa forçada a ficar em casa para conter o ébola

Autoridades anunciaram que durante três dias ninguém será autorizado a sair de casa, numa tentativa de travar a propagação do ébola, que já matou 491 pessoas no país.

Foto
Rapariga que pode estar infectada com Ébola em Kenema, na Serra Leoa, uma das cidades de quarentena CARL DE SOUZA/AFP

A Serra Leoa, um dos países mais afectados pela epidemia do ébola que varre a África Ocidental, anunciou este sábado uma medida extrema: o confinamento ao domicílio de toda a população durante três dias, entre 19 e 21 de Setembro.

O país, com 5,7 milhões de habitantes, já conta com 491 mortos na lista das vítimas da febre hemorrágica. A medida drástica agora anunciada visa facilitar a detecção de doentes escondidos pelos seus familiares, numa tentativa de fazer travar a progressão da epidemia que, segundo a Organização Mundial de Saúde, já matou mais de 2000 pessoas, num total de quase 4000 mil casos.

“A proibição de sair de casa significa que ninguém e nenhum veículo, à excepção daqueles que são essenciais para os serviços de saúde e de segurança, será autorizado a circular. A medida aplica-se a toda a gente”, afirmou o porta-voz do governo, Abdulai Barratay, citado pela AFP.

Na prática, a medida corresponderá a fechar o país durante três dias. Uma "abordagem agressiva, mas necessária para lidar com a propagação do ébola", disse o assessor presidencial, Ibrahim Ben Kargbo à Reuters.

Durante esses três dias, as equipas médicas “vão andar porta-a-porta para detectar prováveis doentes com ébola escondidos em casa pelos familiares”, acrescentou Barratay, explicando que nesse período haverá um reforço de veículos e pessoal médico, e que este tipo de recolher obrigatório voltará a ser aplicado periodicamente até que o ébola seja vencido.”

“No dia 18 de Setembro toda a população será mobilizada”, na véspera do início da aplicação da medida para que toda a gente se prepare para estar três dias fechada em casa.

Este cenário de epidemia galopante  não impediu o futebolista Kei Kamara, ex-jogador do clube inglês Middlesbrough e capitão da selecção da Serra Leoa, de aceitar a convocação para o jogo deste sábado contra a Costa do Marfim, que após semanas de negociações acabou por permitir que a partida se disputasse em Abidjan, impondo como condição que nenhum dos jogadores visitantes tenha estado na Serra Leoa durante os últimos 21 dias.

“Vou enfrentar o ébola e sacrificar-me pelo país”, disse ao jornal brasileiro Folha de S. Paulo o avançado da Serra Leoa, um dos 19 jogadores do seu país – todos eles radicados na Europa ou nos Estados Unidos – chamados para o jogo contra a Costa do Marfim. “Vou- me encontrar com dirigentes federativos e com as suas famílias, e vou cumprimentá-los e tocar-lhes”, garantiu Kei Kamara.

“Quando entramos em campo, unimos as pessoas: não há mais conflitos nem medo”, disse ainda o capitão da selecção da Serra Leoa. “Somos de um país muito pobre, e se estamos hoje numa situação melhor, devemos doar dinheiro para ajudar no combate ao ébola”, defendeu, garantindo que vai aproveitar a viagem para conversar com responsáveis e ver no que pode ajudar.

Sugerir correcção
Comentar