Filha de Mandela diz que saúde do pai está melhor

Nobel da Paz, internado há mais de dois meses, mostra-se mais alerta, garante a filha mais nova.

Foto
Mandela está internado há mais de dois meses Leon Neal

Zindzi Mandela, a filha mais nova do antigo presidente da África do Sul diz que o estado de saúde do pai tem melhorado dia após dia e que o Nobel da Paz se mostra cada vez mais alerta.

Nelson Mandela, que fez no mês passado 95 anos, está internado numa clínica em Pretória desde 8 de Junho devido a uma infecção pulmonar grave. Nesta sexta-feira, em declarações à cadeia de rádio-televisão estatal SABC, a filha afirmou que Madiba, como é carinhosamente tratado pelos sul-africanos, “está bem” e consegue mesmo “sentar-se por alguns minutos numa cadeira”.

“Ele não tem apenas a força de um homem, tem uma força que está para lá de tudo o que pode ser explicado. Porque mesmo agora com a saúde ameaçada, ele de alguma forma consegue recuperar quando toda a gente assume que é o seu fim”, afirmou Zindzi Mandela.

No mês passado, o governo sul-africano já tinha dito que, apesar de continuar em estado crítico, a saúde do Nobel da Paz estava a melhorar.

Um relatório médico apresentado no início de Julho em tribunal por uma parte da sua família considerava-o em estado vegetativo permanente. A informação foi depois desmentida pela Presidência sul-africana.

Sugerir correcção
Comentar