Ahmadinejad em visita ao Cairo não escapa a tentativa de ataque com sapato

O Presidente iraniano foi calorosamente acolhido por Mohammed Morsi antes de ouvir insultos de um sírio que se opõe ao apoio do Irão ao Governo de Bashar al-Assad.

Foto
O apoio ao Presidente frente à mesquita Al-Hussein antes do lançamento do sapato GIANLUIGI GUERCIA/AFP

Tudo parecia estar a correr da melhor forma na visita do Presidente do Irão, Mahmoud Ahmadinejad, ao Cairo, a primeira desde a revolução islâmica do Irão em 1979 ao Egipto, e que começou com uma calorosa recepção do novo Presidente islamista Mohammed Morsi, na terça-feira. Mas, no primeiro de três dias de visita, quando rezava na Mesquita Al-Hussein venerada pelos muçulmanos xiitas, Ahmadinejad foi surpreendido com um sapato que lhe foi lançado por quatro elementos ultraconservadores salafistas sunitas.

Um correspondente de uma agência de notícias captou o momento em que um deles, um sírio que se opõe ao apoio iraniano ao Governo sírio do Presidente Bashar al-Assad, gritou “Mataste os nossos irmãos!”, lançando um sapato, um sinal de desrespeito no Médio Oriente.

Os quatro homens foram presos mas pouco mais se sabe sobre o episódio que lembra o momento em que, numa conferência de imprensa no fim de uma visita ao Iraque, em 2008, um jornalista iraquiano atirou os seus dois sapatos ao então Presidente americano George Bush e gritou: “Este é o beijo de despedida do povo iraquiano, cão.”

 
 

Sugerir correcção
Comentar