A localidade madrilena onde todos governam menos o PP

Arroyomolinos tem 24 mil habitantes e é a terra mais jovem de Espanha, com uma média de idades de 31 anos.

Foto
Os novos partidos beneficiam do voto dos mais jovens Pedro Armestre

Na localidade mais jovem de Espanha já se disse adeus ao bipartidarismo. Chama-se Arroyomolinos e é um município dos arredores de Madrid. Desde as eleições autonómicas e municipais de Maio, o governo é formado pelo Cidadãos (C's) com o apoio do PSOE, do Podemos e do partido local PIA (Partido Independente de Arroyomolinos). Nas urnas venceu o Partido Popular.

Olhando para as sondagens das legislativas de domingo, pode tomar-se Arroyomolinos como um laboratório – ainda que a nível nacional esteja muito mais em jogo. A verdade é que os inquéritos antecipam uma vitória do PP, de Mariano Rajoy, sem maioria absoluta. A partir daí, é tudo uma incógnita: há sondagens que colocam os socialistas em segundo, mas com o C's muito próximo, outra em que é o Podemos de Pablo Iglesias que morde os calcanhares ao PSOE.

Em Arroyomolinos, com uma média de idades de 31 anos, o PP venceu, elegendo sete conselheiros, seguido do C's com cinco e do Sí Se Puede (coligação cidadã apoiada pelo Podemos), do PIA e do PSOE, todos com três conselheiros e a uma distância de apenas dezenas de votos.

Diferenças tão próximas como esta “reproduzem-se nas localidades espanholas onde predominam os jovens”, escreve o jornal El País. Numa entrevista por ocasião das eleições de Maio, José Pablo Ferrándiz, sociólogo e vice-presidente do instituto de sondagens Metroscopia, dizia ao PÚBLICO que muito do voto que o PP ainda mantém se deve a questões demográficas – conservadores indefectíveis nos costumes e na economia, muitos deles eleitores mais velhos.

Numa sondagem da Metroscopia de Outubro, 67% dos espanhóis disseram preferir que das legislativas saísse um governo de coligação em vez de um com maioria absoluta, como governa actualmente o PP.

“Aqui aprendemos uma lição, as pessoas estavam fartas do bipartidarismo e queriam entendimentos. Não podemos perder tempo em discussões”, afirmou ao El País o novo presidente de Arroyomolinos, Carlos Ruipérez, um perito em segurança laboral que trabalhava na Protecção Civil e se apresentou na lista do C’s.

“Não há razões para confrontos; a nossa função é controlar o que faz a câmara, apresentámos propostas e eles aceitaram-nas”, diz a arqueóloga Verónica García, 36 anos, que entrou na política o ano passado, quando começou a participar nas reuniões do círculo do Podemos, formação que nasceu do movimento de cidadania 15M. Carlos García, o líder dos socialistas locais, professor, já conhecia Ruipérez e gosta de trabalhar com o autarca, que baixou o seu ordenado em 13 mil euros, abdicou de carro oficial e motorista.

Já o líder do PIA, Francisco Ferrero, outro professor, é ex-conselheiro do PP, que abandonou na sequência de vários casos de corrupção que o próprio diz ter denunciado à direcção do partido sem nunca ter obtido respostas.

Para já, a governação em Arroyomolinos é descrita por todos como cordial. Os plenários passaram a ser transmitidos pela Internet e os munícipes que quiseram puderam assistir à aprovação, por unanimidade, de medidas como a diminuição da taxa do lixo ou do imposto municipal sobre imóveis.

Sugerir correcção
Comentar