Livros

António Mota leu-nos uma história às cores

O conto que deu título ao livro Histórias às Cores foi lido no estúdio do PÚBLICO por António Mota. Mais um Livro para Escutar do Letra Pequena.

Nesta história fala-se de uma menina que foi convidada para ir à festa de anos do Ricardo. “Ela gostava muito do Ricardo, queria ir muito bonita.” Mas as amigas não concordaram com a cor da roupa que Maria Inês queria usar: azul. Afinal, as cores também se discutem.

História às cores é um dos oito textos que compõem o livro, editado pela Gailivro. Todos foram ilustrados por Paulo Galindro, que nas guardas contou com a colaboração e talento do seu filho, ainda criança, João Galindro. Imagens coloridas e com várias técnicas prendem a atenção dos pequenos leitores, convidando-os também a desenhar.


Este é o trigésimo título da colecção Obras de António Mota, que contou muitas destas histórias aos seus alunos, durante os anos em que foi professor do ensino básico. No dia em que leu para nós, tinha vindo de Baião (onde mora) para participar na iniciativa Escritores em Belém, promovida pela Presidência da República. Para ele, também “uma história colorida e feliz”.

Os outros contos do livro: A caixa misteriosa, Bernardo e Tomás, O melhor doce do mundo, Pescarias, Vermelhinha, madurinha, redondinha, A prenda, A bruxa, o fantasma e o monstro. Para ler em papel.