Reportagens "As Novas Fronteiras da Europa" vencem prémio de jornalismo da Comissão Europeia

O jornalista do PÚBLICO Paulo Moura venceu o prémio de jornalismo "O Futuro da Europa", na categoria de imprensa, com o conjunto de reportagens sobre "As Novas Fronteiras da Europa", publicadas no verão de 2001. O galardão é atribuído pela Representação em Portugal da Comissão Europeia.

A reportagem da SIC "A Leste do Paraíso", assinada pelo jornalista Augusto Madureira, venceu na categoria de televisão.

Na categoria de rádio, foi escolhido o programa "Troca Moedas", da autoria de Marina Pimentel, Marta Grosso e Sandra Ferreira, emitido na Rádio Renascença.

Os autores dos três trabalhos premiados ganharam um prémio de cinco mil euros (mil contos).

Foram ainda atribuídas menções honrosas a Pedro Vieira, da revista "Visão" (pela reportagem "O aperto do Alargamento"), a La Salette Marques, da RDP ("Trabalho sobre o Euro") e a Fátima Azevedo, da revista "Economia Pura" ("Europas, Alargar para Reinar"). Os vencedores destas menções ganharam uma viagem a um país candidato à adesão à União Europeia.

O prémio foi instituído pela Representação em Portugal da Comissão Europeia, com o objectivo de estimular, incentivar e reconhecer trabalhos jornalísticos em língua portuguesa sobre o tema, difundidos nos meios de comunicação portugueses durante o ano de 2001.

Sugerir correcção
Comentar