Verba do Orçamento Participativo de Cascais passa de 1,5 para 4 milhões de euros

Os projectos vencedores do Orçamento Participativo mais votado a nível nacional são anunciados este sábado.

Foto
O projecto da empresa municipal deverá estar concluído no final de Junho Rui Gaudêncio

O Orçamento Participativo de Cascais, cuja fase de votação encerrou a 22 de Novembro, é o segundo mais votado da Europa – a seguir a Paris – e o mais votado de Portugal. “Pela pertinência e qualidade dos projectos apresentados” e de forma a celebrar a quinta edição do orçamento participativo, o presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, alargou a dotação orçamental de 1,5 para 4 milhões de euros.

Com o novo recorde de 55.919 votos, correspondente a um crescimento de 36,4% em relação a 2014, os votos obtidos este ano representam mais de metade (53,3%) do total de votos obtidos nas quatro edições anteriores. Nesta quinta edição foi implementado um novo sistema de votos, em que cada pessoa pode votar uma única vez, o que resulta num sistema de votação mais credível, de acordo com a autarquia.

O período de votação, iniciado a 19 de Outubro, teve a duração de 35 dias. A sessão de apresentação dos projectos vencedores decorre este sábado, pelas 17h, no Auditório da Boa Nova, no Estoril. A cerimónia será apresentada pelo comediante Aldo Lima.

Entre os 40 projectos a concurso estão propostas como a construção de um pólo comunitário, a aquisição de duas ambulâncias para a Corporação de Bombeiros Voluntários de Alcabideche, a instalação de uma rede de bicicletas em São Domingos de Rana, a construção de um passeio na Malveira da Serra ou o restauro da Igreja da Nossa Senhora da Conceição da Abóboda. 

Texto editado por Ana Fernandes

Sugerir correcção
Comentar