Veleiro que participava numa regata encalhou junto à ilha do Pico

Foto
PUBLICO.PT

Um veleiro que participava numa regata entre França e os Açores encalhou esta madrugada perto da ilha do Pico. O único tripulante do "Zonda" foi recolhido por uma embarcação da capitania do porto da Horta.

O veleiro, de bandeira americana, participava na regata Les Sables-Açores-Les Sables e encalhou no ilhéu Deitado, na costa oeste da ilha do Pico, informou uma fonte do Comando da Zona Marítima dos Açores.

O tripulante, 37 anos, foi recolhido às 05h25 locais (06h25 de Lisboa), tendo sido transportado por meios da Marinha para o porto da Horta, ponto de chegada da primeira etapa da regata.

A Les Sables-Açores-Les Sables é uma prova de vela de cruzeiro, destinada a embarcações de 6,5 metros (minis), tripuladas por navegadores solitários.

Os primeiros quatro barcos participantes na regata oceânica chegaram segunda-feira à cidade da Horta, depois de percorridas cerca de 1200 milhas desde a cidade francesa de Sables d'Olonne.

A segunda etapa da Les Sables-Açores-Les Sables parte da Horta a 15 de Agosto, de regresso à cidade do oeste de França, onde os primeiros barcos deverão atracar a 24 do mesmo mês.

Esta regata é a recuperação da extinta Les Vannes-Açores-Les Vannes, que se realizou até meados da década de 90, também destinada a embarcações de 6,5 metros.

Sugerir correcção
Comentar