Unidades de Saúde de Viseu passam a encerrar mais cedo

Medida contestada pela Associação de Unidades de Saúde Familiar.

Foto
As Unidades de Saúde Familiar do distrito passam a fechar às 20h aos dias de semana Rui Gaudêncio

As Unidades de Saúde Familiar (USF) de Viseu, que viram o horário alargado durante a semana e aos sábados, deixam de receber pacientes depois das 20h00 e após as 13h00, respectivamente, já a partir de Setembro. Esta decisão, “sem justificação clara e sem fundamentação”, como se pode ler no comunicado oficial disponibilizado pela Associação de Unidades de Saúde Familiar (USF-AN), resultará num “grave prejuízo para os utentes”.

O alargamento do horário nas USF pretendia melhorar a prestação de cuidados de saúde integrados. Porém, com a nova medida, os utentes passam a ter um acesso ao secretariado clínico mais limitado. Milhares de consultas deixarão de ser realizadas nestas unidades, o que obrigará os cidadãos a recorrerem aos Serviços de Atendimento de Situações Urgentes (SASU) e aos Serviços de Urgência dos Hospitais, onde tanto as taxas moderadoras como os medicamentos e os meios auxiliares de diagnósticos possuem custos elevados.

“Esta alteração da carga horária levará a uma diminuição da acessibilidade aos cuidados de saúde primários dos pacientes”, revelou Luís Albuquerque, vice-presidente da USF-AN, ao PÚBLICO. “Este é o horário mais procurado pelos utentes, uma vez que se situa fora do expediente de trabalho. Somos obrigados muitas vezes a aumentar os recursos humanos operacionais, já que alcançamos nesse período um número de consultas que excede o previsto”.

Esta decisão prende-se essencialmente com uma política de “contenção de custos, e não podemos de alguma maneira concordar com esta medida”, defende Luís Albuquerque.

Sugerir correcção
Comentar