Um morto e dois feridos em acidente de trabalho na Universidade de Évora

O acidente ocorreu, por volta das 10h45, junto ao principal edifício da Universidade de Évora.

Foto
DR

Uma grua telescópica tombou nesta sexta-feira, quando estava a fazer a limpeza de plátanos, junto ao edifício principal da Universidade de Évora e matou um homem de 53 anos, feriu gravemente um outro de 33 anos e fez ainda um ferido ligeiro de 27 anos.

A vítima mortal e o ferido grave são funcionários do estabelecimento de ensino superior, enquanto o ferido ligeiro pertence à empresa, proprietária da grua, que tinha sido contratada para realizar a limpeza das árvores.

O acidente terá ocorrido às 10h45, num espaço da instituição que está concessionado a uma empresa desportiva para a prática de padel (modalidade desportiva que usa raquetes parecida com o ténis).

O sub-comissário da PSP, Pedro Velho, afirmou que “tudo aponta para que tenha sido um acidente de trabalho, pois os homens estavam a fazer a limpeza das árvores em cima de uma grua telescópica, a máquina tombou e os funcionários caíram”.

O agente da autoridade salientou que quando chegou ao local uma das vítimas já estava cadáver, tendo sido transportada para a morgue do Hospital do Espírito do Santo de Évora (HESE), perto das 13h00.

Pedro Velho salientou que as causas estão por apurar, mas adiantou que “tudo indica que tenha sido uma cedência do muro, onde a máquina estava apoiada”, declinando a hipótese de falha humana. Mas referiu que será feita ainda uma investigação ao acidente.

Também a reitora da Universidade de Évora, Ana Costa Freitas, esteve no local e sublinhou que “as autoridades ainda não sabem o que se passou”. A mesma responsável frisou que a instituição tinha requisitado um serviço de poda normal, numa área que está concessionada. “Não há nada falhas de segurança no que diz respeito ao equipamento com que eles estavam a funcionar. A máquina caiu e vamos, agora, apurar a razão disto ter acontecido”, frisou.

A reitora evidenciou que “a polícia não sabe, a Autoridade de Segurança do Trabalho, que também esteve no local, não sabe" O caso, acrescentou, será reportado à Inspecção Geral da Educação e Ciência”.

Fonte do gabinete de comunicação do Hospital do Espírito Santo de Évora, para onde foram transportadas as vítimas,  afirmou que o ferido grave “politraumatizado e com prognóstico reservado” esteve em “observação na urgência”, tendo sido entretanto transportado para o Hospital de São José, em Lisboa.

De acordo com o Comando Distrital de Operações de Socorro de Évora estiveram, no local, dez bombeiros da corporação de Évora, apoiados por três veículos e a viatura médica de emergência e reanimação (VMER) do Hospital do Espírito Santo de Évora, bem como o Comandante Municipal de Protecção Civil e elementos da PSP e da Autoridade para as Condições de Trabalho.

Actualizado às 13h52: Notícia da Lusa substituída por notícia própria.

Sugerir correcção
Comentar