Sanitas e bidé dão música numa campanha de sensibilização ambiental em Leiria

Primeiro concerto com o "sanitofone" está marcado para o próximo sabado.

Foto
Novo instrumento musical é composto por três sanitas e um bidé Joana Bourgard/Arquivo

Um novo instrumento musical, o “sanitofone”, criado a partir de três sanitas e um bidé, foi apresentado nesta segunda-feira em Leiria, numa actuação de ante-estreia na nascente do rio Lis, no âmbito de uma campanha de sensibilização ambiental.

A iniciativa, levada a cabo pela Simlis, que gere o sistema de esgotos de Leiria, Marinha Grande, Porto de Mós, Batalha e Ourém, tem como objectivo usar a música para alertar a população sobre o perigo de despejar nas sanitas objectos como cotonetes, pensos, esfregões ou restos de comida.

André Roque, um dos músicos convidados a desenvolver o “sanitofone”, explicou que o desafio foi "criar um instrumento diferente, que aumentasse o interesse pelas acções de sensibilização que vão acontecer". "Fomos aperfeiçoando a disposição, para o tornar mais eficiente e para ser mais prática a sua utilização", disse o oboísta do colectivo CAOS, sublinhando que o “sanitofone” foi pensado para ser tocado tanto a solo como em contexto de orquestra.

Os objectos sanitários, à partida, "são todos parecidos", notou o músico, mas, "devido às suas dimensões, conseguiu-se ter várias sonoridades". Nesta segunda-feira, na apresentação, foram interpretadas peças em registo acústico, outra com acompanhamento de flauta, guitarra e oboé e uma terceira em que o “sanitofone” se coligou com a electrónica.

"A música pode ser uma linguagem extraordinária, uma estratégia fantástica para chegar às pessoas", disse a administradora-delegada da Simlis, Filipa Alves, na sessão de apresentação do instrumento, que inspira a temporada de concertos Esgotofonia, integrada na campanha "O cano é que paga".

Através de acções como o lançamento do “sanitofone”, a empresa pretende sensibilizar para os problemas que provoca a colocação de resíduos no esgoto. Esse gesto é responsável pelo entupimento e obstruções dos emissários, estações elevatórias e estações de tratamento de águas residuais.

Depois da ante-estreia na nascente do Lis, o primeiro concerto do “sanitofone” está agendado para sábado, com CAOS e The BellBrass Ensemble, nos Telhados de Água, na Mendiga, concelho de Porto de Mós. Depois, o instrumento apresenta-se no Mosteiro da Batalha a 20 de Setembro, com o grupo Saxofínia, no Castelo de Ourém a 4 de Outubro, com The BellsWood Ensemble, e na Marinha Grande a 22 de Novembro, com a Orquestra Ars Lusitanae.

Sugerir correcção
Comentar