Queima das Fitas do Porto terá menos ruído

Foto
Adriano Miranda

A Queima das Fitas do Porto arranca dia 3 de Maio e vai ter uma “profunda diminuição” de ruído em relação a anos anteriores, porque foram limitados os sistemas de som das barracas dos estudantes, disse nesta segunda-feira um responsável da Federação Académica do Porto (FAP).

“Este ano haverá uma profunda diminuição, uma tentativa, pelo menos, de diminuição [dos decibéis] das barraquinhas, porque como têm a música até ao final da noite, estamos a limitar todos os sistemas sonoros”, disse à Lusa, em entrevista telefónica, Daniel Freitas, presidente da FAP.

Segundo o presidente da FAP, a academia trabalhou juntamente com a Câmara do Porto e com a Faculdade de Engenharia numa tentativa de reduzir o impacto sonoro das Queima das Fitas, através da "redução da potência das colunas".

“Parece-nos que vai ter algum significado e representará um maior bem-estar (…), porque a dispersão do som não será tão forte como em anos anteriores”, acrescentou aquele estudante e presidente da FAP.

A Queima das Fitas do Porto de 2015 arranca no próximo dia 03 de Maio, à meia-noite e um minuto, com a tradicional serenata na Avenida dos Aliados e termina a 10 de Maio, com a garraiada académica.

As obras no recinto já começaram com a instalação eléctrica no recinto e, a partir desta semana, vão começar a montar-se os “palcos”, “tendas” e toda a “parte sonora”, acrescentou Daniel Freitas, referindo que só na próxima semana é que serão montadas as 120 “barraquinhas” dos estudantes.

Nesta edição, os estudantes e todos os visitantes vão poder contar com o metro “aberto toda a noite” na noite do cortejo e da serenata e com um serviço especial da Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) “todas as noites” a partir da Trindade e do Hospital de São João.

A Universidade do Porto é a maior universidade do país, com mais de 31 mil inscritos no último ano lectivo.

 
A programação

Daniela Mercury, Anselmo Ralph, Xutos e Pontapés, Quim Barreiros, The Gift e James Arthur são alguns dos artistas que actuam este ano na Queima do Porto. O cartaz tem um “tecto máximo” de investimento de 350 mil euros, adianta Daniel Freitas, presidente de Federação Académica do Porto (FAP).

A organização está a contar com cerca de 200 mil pessoas. Os bilhetes diários vão variar entre os 8€ e os 8,5€. Os passes semanais vão custar 56 euros.

A Queima do Porto arranca com a Monumental Serenata dia 3 de maio, à meia-noite e um minuto, na Avenida dos Aliados e a cabeça de cartaz da noite de sábado é a artista brasileira Daniela Mercury.

No domingo, a noite é dedicada à música portuguesa com os D.A.M.A e os The Gift a subirem ao palco do queimódromo, no parque da cidade portuense, e na segunda-feira, o cartaz é dedicado à música reggae com Dengaz e Anthony B.

No dia do Cortejo Académico, na terça-feira, Quim Barreiros, como é habitual, vai ser cabeça de cartaz. Anselmo Ralph sobe ao palco na quarta-feira, noite dedicada ao kizomba, onde também actuam os B4 Los Compradres.

Os Xutos e Pontapés são os protagonistas na quinta-feira e, para os dois últimos dias da Queima da Fitas, os estudantes têm música electrónica na sexta-feira e ainda os portugueses We Trust e o britânico James Arthur.

 

Sugerir correcção
Comentar