Pouca malta na romagem à campa do autor de Grândola, Vila Morena

Academia de Alhos Vedros evocou José Afonso no 26.º aniversário da sua morte.

Foto
Cerimónia mobilizou pouco mais de 40 pessoas Miguel Manso

Leonel Coelho agita a malta, porque sente que o que faz falta é mesmo isso. Aos 80 anos, o militante fiel do MRPP continua a mobilizar a Academia Musical e Recreativa 8 de Janeiro, de Alhos Vedros, para a romagem anual à campa do cantor José Afonso, no cemitério velho de Setúbal.

Há 26 anos que José Afonso foi ali a enterrar, perante milhares de pessoas. Mas na tarde de ontem compareceram ali pouco mais de quatro dezenas, munidas de um leitor de CD a tocar músicas do "Zeca".

Leonel sabe que só o forte resiste ao combate. E isso explica a sua aparente indiferença aos números. “Eu não me vergo, o que faz falta é agir”, incentiva o activista com a mão pousada na singela lápide do cantor que tanto admira. Mas a ausência de autarcas – só a Junta de Freguesia de Alhos Vedros se fez representar – é objecto de reparo.

Notada também é a presença de jovens muito jovens na romagem. Vestem fato de treino, são os  praticantes de ténis de mesa da Academia de Alhos Vedros, treinados por Leonel Coelho. Vão à loja chinesa mais próxima dar seis euros em troca de pilhas para fazer um velho leitor portátil de CD do anos 90 tocar algumas canções de José Afonso. Junto à campa também discursam.  

“Há que criar nestes jovens o bichinho, o orgulho de estarem ali, de virem no jornal. Há que contar-lhes as histórias, até as mais simples, como a da minha mulher que está aqui e fez muitas vezes uma sopinha para o Zeca”, afirma Leonel Coelho lembrando também as vezes em que os alhosvedrenses esconderam o cantor da PIDE. “A romagem serve para passar este testemunho e dizer nunca digas nunca”, proclama.

A resistente flor da camélia

A campa de José Afonso está à margem dos protocolos habituais nos cemitérios. Na lápide vertical tem apenas inscritos o nome e os anos do nascimento e morte de José Afonso. No chão não há pedra tumular, apenas terra coberta de malmequeres roxos. “A campa é simples como o Zeca”, resume Leonel Coelho.

Mesmo ao lado há uma camélia de com flores vermelhas. Esta pequena árvore floresce apenas no Inverno, dando um colorido especial a quem visita a campa em Fevereiro, o mês em que José Afonso morreu. “A camélia é de uma resistência grande, desenrasca-se sozinha”, destaca Leonel.

No cemitério de Setúbal, ninguém canta: ouve-se apenas o CD. Mas na evocação lembra-se a “Grândola”, senha da revolução de 1974 e dos protesto contra os ministros do Governo português dos últimos dias - e que até em Espanha já foi cantada em contextos idênticos. Leonel Coelho preferia “algo mais forte”, como Os Vampiros, cuja letra avisa: “Se alguém se engana com seu ar sisudo/ E lhe franqueia as portas à chegada/ Eles comem tudo eles comem tudo/ Eles comem tudo e não deixam nada/ Eles comem tudo eles comem tudo/ Eles comem tudo e não deixam nada”. “'Grândola' foi uma música da paz, uma música do golpe de Estado, mas para este momento eu preferia Os Vampiros. A 'Grândola' podia cantar-se antes do 25 de Abril, mas muitas outras não”, explica Leonel Coelho.

O activista elogia a atitude dos estudantes do ISCTE, que há dias impediram o ministro Miguel Relvas de discursar. “Os estudantes são aqueles que em toda a parte do mundo são os primeiros a dar a cara”, defende. E Leonel Coelho acredita que é no no chão do medo que tombam os vencidos.

Junto à campa há quem lamente a fraca presença dos setubalenses. Estes respondem do Estádio do Bonfim: é golo do Vitória e o eco do megafone e dos festejos faz-se ouvir no cemitério. O golo dita a vitória da equipa frente ao Beira-Mar, equipa de Aveiro, cidade onde nasceu José Afonso, a 2 de Agosto de 1929. O cantor morreu a 23 de Fevereiro de 1987, em Setúbal, aos 57 anos, vítima de esclerose lateral amiotrófica.
 
 
 
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar