Matosinhos abre praça em bloco de habitação problemático no Bairro da Biquinha

Edifício foi cortado a meio, para abrir espaço público. De um lado os moradores convivem bem, do outro, o ambiente é de conflitualidade e muitos pedem para sair.

Fotogaleria
Nova intervenção dividiu o edifício de 130 metros em dois blocos separados por uma praça Paulo Pimenta
Fotogaleria
Obra deve estar concluída dentro de um mês Paulo Pimenta
Fotogaleria
Apartamentos ainda precisam de obras de reabilitação Paulo Pimenta
Fotogaleria
Moradores tentaram convencer Guilherme Pinto a arranjar-lhes uma casa maior Paulo Pimenta
Fotogaleria
Autarca garantiu que esta primeira intervenção vai ajudar a mudar a face do bairro Paulo Pimenta

A intenção “foi boa, mas não resultou”, explica o actual presidente da Câmara de Matosinhos. Em 1993, a autarquia inaugurou no bairro da Biquinha, junto à Estrada da Circunvalação, um novo bloco de apartamentos, com 130 metros de comprido e um pátio interior para fomentar a convivialidade entre vizinhos. Só que esta deu lugar a um ambiente de conflito permanente que o município tenta agora resolver, com uma nova solução urbanística que criou uma praça, onde antes havia casas.

Localizado na Rua Raúl Brandão, o edifício em causa era composto por uma série de cinco pares de blocos com apartamentos T2 e T3, com um corredor interior central e quatro acessos verticais entre as referidas construções. Agora, o terço central desse edificado – com 16 fogos – desapareceu, dando assim lugar a dois grandes blocos, separados por uma pequena praça. Para além do espaço, os habitantes ganharam luz e uma abertura ampla para o resto do bairro. Mas os problemas sociais, esses permanecessem.

“Este é um primeiro passo para tentarmos resolver os problemas”, explicou o presidente da Câmara de Matosinhos. Guilherme Pinto admite que de um lado estão moradores que se dão bem e do outro ficaram “pessoas que têm graves problemas de convivência entre si”. Mas a questão, argumenta, é que esta situação ficou reduzida a “um terço”. “Antigamente, todo este corredor era um inferno. Havia quem tivesse medo de passar por aqui”, recordou, falando no meio dessa praça, uma parte dos 500 mil euros de investimento, que daqui a um mês deve estar concluída.

Enquanto Guilherme Pinto falava, “extremamente satisfeito”, aos jornalistas, pessoas observavam, das varandas de um e do outro bloco. Separadas por 40 metros, a diferença de relacionamento era evidente. De um lado reinava a calma, e a satisfação pela abertura do espaço público, do outro lado vizinhos discutiam entre si porque, por exemplo, alguém tinha cortado as cordas de secar a roupa de uma das famílias.

Para além da praça, a demolição dos módulos centrais permitiu acrescentar mais uma divisão aos apartamentos situados nos extremos deste novo espaço. Foram efectuados trabalhos de impermeabilização dos telhados e de requalificação do interior dos restantes fogos do Conjunto Habitacional da Biquinha. Mas isso não chega para famílias de cinco elementos a viverem num T2, que tentaram, sem sucesso, que Guilherme Pinto lhes garantisse uma mudança de casa.

“Vocês não fazem nada, não fazem nada”, atirava um morador, revoltado com o facto de haver famílias mais pequenas alegadamente a viverem, à larga, em apartamentos maiores, quando outros se vêm obrigados a dormir na sala. “Há muita gente que quer sair daqui”, explicou o autarca independente, queixando-se também da desorganização social, patente em “obras ilegais”, que foi sendo permitida ao longo dos anos.  

O bairro precisa de reabilitação, mas Guilherme Pinto admitiu que esta tem de ser feita a expensas próprias do município, depois de o Instituto para a Habitação e a Reabilitação Urbana ter “rasgado” um programa  de intervenção “ambicioso” contratado entre as duas partes. Matosinhos gere 4400 fogos, onde vivem cerca de 15 mil pessoas, e a autarquia garante ainda um mais apoio ao arrendamento a 900 famílias, cerca de 2700 pessoas, que a crise colocou em dificuldades financeiras. São quase 20 mil pessoas a depender do município, assinalou o presidente da Câmara antes de prosseguir a sua visita ao espaço, agora pelo bloco onde, em vez de queixas, foi recebendo cumprimentos.

Sugerir correcção
Comentar