Feira recua ao passado numa viagem em que todos podem ser nobres e cavaleiros

Viagem Medieval em Terra de Santa Maria começa esta quinta-feira com 291 espectáculos e 32 áreas temáticas no centro histórico feirense

Foto
Dato Daraselia

O centro histórico de Santa Maria da Feira já está vestido a rigor. A 18.ª edição da Viagem Medieval em Terra de Santa Maria começa esta quinta-feira à noite para recuar ao reinado de D. Sancho II, quarto rei de Portugal. Alguns dos episódios mais marcantes desta época, como a conquista do Alentejo, serão retratados até 10 de Agosto. São 11 dias, 291 espectáculos, 32 áreas temáticas espalhadas por 33 hectares, 135 horas de animação, 218 artífices e artesãos e 83 entidades participantes. São esperados 500 mil visitantes que para entrarem no recinto têm de comprar uma pulseira em cortiça que a partir de sexta-feira custa cinco euros e dá acesso a todos os dias ou, em alternativa, um bilhete diário a dois euros durante a semana e três ao fim-de-semana. O orçamento estimado é de 970 mil euros.

“No fundo, são 11 dias de imersão no reinado de D. Sancho II”, resume Gil Ferreira, vereador da Cultura da câmara da Feira. Todos os dias, há vários episódios históricos para recordar num recinto que se transfigura com cores e cheiros de outros tempos. A abertura oficial da Viagem Medieval acontece esta quinta-feira, único dia de entrada gratuita, às 22h e integra, pela primeira vez, a apresentação de um espectáculo de grande formato, neste caso a Tomada d'Elvas.

Este primeiro confronto militar de D. Sancho II, a primeira tentativa de tomada desse território, é diariamente lembrado nas margens do Rio Cáster às 23h15. O Castelo da Feira também ajuda a recuar ao passado. Esta sexta e sábado, às 21h45, regressa-se a 1223, à tomada de posse de D. Sancho II que teria 13 ou 14 anos quando recebeu a coroa dourada. No domingo, às 16h, há cortejo medieval com as ordens militares que caminham em direcção ao castelo para marcar o regresso à senda da cruzada precisamente com a conquista de Elvas.

A Viagem Medieval estreia este ano os bilhetes experiência que permitem aos visitantes passarem para o lado de lá. Há várias opções à escolha: assistir ao torneio medieval na tribuna e trajado à medieval, participar num espectáculo de grande formato, andar pelo recinto devidamente vestido como na época, almoçar no meio de personagens medievais, jantar no povoado com um mestre carismático, percorrer o recinto acompanhado por um guia, desfrutar as 32 áreas temáticas num conceito de fast pass. As reservas têm de ser feitas antecipadamente e os preços começam nos 10 euros.

Gil Ferreira destaca esta componente que proporciona um envolvimento mais intenso. “Os bilhetes experiência, distribuídos por um operador turístico de escala nacional, permitem a cada utilizador da Viagem decidir o nível de experiências que quer ter, sendo que algumas são de tal forma interactivas que podem, inclusive, proporcionar que um mero espectador esteja dentro de um espectáculo e que seja cavaleiro ou nobre por um dia”, refere.

O movimento associativo do concelho volta a ser o grande motor deste projecto com 83 entidades participantes que dinamizam a área da restauração, animações itinerantes, espectáculos de grande formato que compõem as noites do evento. Feitas as contas, mais de mil pessoas trabalham diariamente nesta viagem ao século XIII e 362 voluntários arregaçam as mangas.

Quem tiver pulseira ou bilhete da Viagem Medieval pode viajar gratuitamente do Porto, a partir da Praça da Galiza, dos Aliados e da Ribeira, para Santa Maria da Feira com partidas às 15h00 e 17h00 e regresso às 23h00 e uma da manhã.

Sugerir correcção
Comentar