Empresa Aleluia quer colaborar na recuperação de painel publicitário em azulejo

Autarca e população da Costa do Valado, em Aveiro, vão contar com uma ajuda preciosa no restauro dos azulejos. A mesma colaboração será também oferecida à câmara da Batalha

Foto
Adriano Miranda

A empresa Aleluia Cerâmicas vai colaborar na recuperação e restauro do grande painel de azulejos pintados à mão que se encontra instalado, há mais de meio século, na Costa do Valado, freguesia de Oliveirinha, em Aveiro. Depois de ter tido conhecimento dos esforços que estavam a ser encetados pela autarquia e populares para tentar proteger e recuperar o quadro com publicidade à famosa companhia de aviação Pan American – já extinta -, a firma aveirense, responsável pela produção daqueles azulejos, decidiu juntar-se a esta causa. O mesmo deverá acontecer com um outro painel muito parecido e que se encontra na área do município da Batalha.

Segundo adiantou ao PÚBLICO fonte da direcção da empresa Aleluia Cerâmicas, já foram estabelecidos contactos com a Junta de Freguesia de Oliveirinha para tentar acertar a colaboração da empresa nesta missão e verificar com exactidão o estado de degradação em que se encontra o painel (cuja instalação terá acontecido em 1963). Contudo, acrescentou a mesma fonte, uma das primeiras missões irá passar por “uma operação de limpeza dos azulejos, que foram alvo de várias colagens”.

A esta altura ainda se desconhece qual o orçamento total da operação de restauro daquele painel – que tem uma dimensão de 6 por 3 metros -, razão pela qual está ainda por quantificar o apoio que será dado pela Aleluia Cerâmicas, na certeza de que parte da ajuda da empresa passará, certamente, pelo know-how de que dispõe a nível da conservação e pintura de azulejos.

“Ainda dispomos de uma secção onde é feita pintura à mão e na qual trabalham três pessoas”, desvendou a mesma fonte da empresa, ao mesmo tempo que asseverava o interesse da Aleluia Cerâmicas em manter “um ícone da sua história” – os azulejos pintados à mão chegaram a ser a sua imagem de marca. Por essa mesma razão, a empresa – fundada em 1905 e que, actualmente, pertence a um grupo que integra também as marcas CeramicApolo, Viúva Lamego e Keratec - decidiu contactar também a câmara municipal da Batalha para manifestar, igualmente, a sua disponibilidade em apoiar a recuperação do painel da Pan Am que está instalado em Reguengo do Fetal – e que é muito parecido com o que se encontra instalado em Aveiro – as diferenças assentam na mensagem impressa (“Pan Am, Torna a sua viagem maravilhosa”) e no facto de não apresentar uma imagem de um avião da companhia.

No caso do painel instalado em Aveiro, o primeiro passo para iniciar a sua recuperação foi dado no passado sábado, com uma acção pública para a angariação de fundos. Já na Batalha, e segundo foi noticiado, em Março, pelo jornal Região de Leiria, existe a vontade de avançar com a classificação de interesse municipal – um processo que Aveiro, mais concretamente a Junta de Freguesia de Oliveirinha, também quer encetar com o apoio da câmara municipal.

Sugerir correcção
Comentar