Dois feridos após projecção de ácido sulfúrico em fábrica de Arcos de Valdevez

Trabalhadores sofreram queimaduras de primeiro e segundo graus na face e no tronco. Um deles foi transportado por um helicóptero do INEM ao Hospital da Prelada, no Porto.

Foto
Helicóptero do INEM foi mobilizado para transportar o ferido mais grave para o Porto Foto: Paulo Pimenta

Dois trabalhadores da fábrica da Sarreliber de Arcos de Valdevez sofreram nesta quinta-feira queimaduras graves ao serem atingidos por uma "projecção de ácido sulfúrico", avançou fonte dos bombeiros locais.

Os dois homens, de 29 e 53 anos, sofreram queimaduras de primeiro e segundo graus na face e no tronco e, de acordo com a mesma fonte, foram transportados para o Hospital da Prelada, no Porto.

"Foi uma pequena projecção de ácido sulfúrico que atingiu dois funcionários, devido a uma tubagem em PVC que se desencaixou no local em que eles estavam naquele momento", explicou fonte dos bombeiros de Arcos de Valdevez.

O acidente de trabalho deu-se depois das 10h30 e, apesar da periculosidade do tipo de produto envolvido, não obrigou à paragem na laboração daquela unidade da multinacional francesa que se dedica à transformação de plásticos. "Os trabalhadores e a fábrica cumpriram todos os procedimentos de segurança, não foi necessário evacuar a unidade ou parar a laboração devido à boa organização existente", sublinharam os bombeiros.

O INEM chegou a mobilizar para o local vários meios, accionados face a um primeiro alerta interno que apontava, por engano, para a existência de dez feridos.

Um dos trabalhadores acabou por ser transportado para o Porto por um helicóptero do INEM que foi mobilizado para a fábrica, enquanto o segundo seguiu por via terrestre.

A fábrica da Sarreliber em Arcos de Valdevez emprega, desde 2004, mais de 300 trabalhadores, tendo a indústria automóvel, electrónica e o sector da perfumaria como principais clientes. Pertence ao grupo francês Orial, através da empresa Sarrel, líder europeu da metalização electroclítica sobre matérias plásticas destinadas à indústria automóvel.

Este acidente está a ser investigado pela Autoridade para as Condições de Trabalho.

Sugerir correcção
Comentar