Arcos de Valdevez

Todos os tópicos

  • Aberto processo de classificação da paisagem cultural de Sistelo, meses depois de a aldeia às portas do Parque da Peneda-Gerês ter escapado à ameaça do projecto de uma mini-hídrica.

  • Tributo ao fado no masculino, homenagem a fadistas homens mas também a compositores, o quarto disco de Marco Rodrigues revela um assinalável bom gosto e elegância nas escolhas e na entrega da voz.

  • Há quem lhe chame "o pequeno Tibete português" devido aos socalcos que gerações ali esculpiram. Agora, esta aldeia de 300 habitantes às portas da Peneda-Gerês sente-se ameaçada por um projecto de mini-hídrica no rio Vez que lhe pode mudar a paisagem. Empresa promotora diz que o projecto é “o mais ecológico” que já se fez no país.

  • A Autoridade Nacional de Protecção Civil contabilizou até ao final da tarde de sexta 51 ocorrências, um número bastante abaixo do registado na véspera.

  • Até 2016, três milhões de euros serão investidos em 14 drones. Centro de Meios Aéreos de Arcos de Valdevez, onde estão sediadas equipas do Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro e do Serviço da GNR, vai controlar pequenas aeronaves. Com elas vai descobrir pequenos fogos e prevenir incêndios maiores. São torres de vigia no ar que revolucionam a prevenção e o combate aos incêndios.