Arcos de Valdevez

Todos os tópicos

Há quem lhe chame "o pequeno Tibete português" devido aos socalcos que gerações ali esculpiram. Agora, esta aldeia de 300 habitantes às portas da Peneda-Gerês sente-se ameaçada por um projecto de mini-hídrica no rio Vez que lhe pode mudar a paisagem. Empresa promotora diz que o projecto é “o mais ecológico” que já se fez no país.

  • Há quem lhe chame "o pequeno Tibete português" devido aos socalcos que gerações ali esculpiram. Agora, esta aldeia de 300 habitantes às portas da Peneda-Gerês sente-se ameaçada por um projecto de mini-hídrica no rio Vez que lhe pode mudar a paisagem. Empresa promotora diz que o projecto é “o mais ecológico” que já se fez no país.

  • Até 2016, três milhões de euros serão investidos em 14 drones. Centro de Meios Aéreos de Arcos de Valdevez, onde estão sediadas equipas do Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro e do Serviço da GNR, vai controlar pequenas aeronaves. Com elas vai descobrir pequenos fogos e prevenir incêndios maiores. São torres de vigia no ar que revolucionam a prevenção e o combate aos incêndios.

  • Festival de Arcos de Valdevez arranca dia 7 de Fevereiro com Legendary Tigerman e prolonga-se com concertos semanais até ao final de Março.

  • Raúl Rodrigues, professor da Escola Superior Agrária de Ponte de Lima, coleccionou mais de 60 variedades regionais deste fruto nos últimos anos. E quer usar esse trabalho para mostrar que é possível recuperar uma produção praticamente perdida.

  • São 25 estudantes de Medicina, em cinco aldeias isoladas. Medem níveis de glicemia, tensão arterial e índice de massa corporal a idosos que vão encontrando ainda a trabalhar nos campos, apesar das dores nas articulações.