Castelo de Guimarães vai fechar alguns dias até ao fim de Maio

Em comunicado, a autarquia explica que quer melhorar as condições do monumento que foi o mais visitado a Norte de Portugal em 2014.

O Castelo de Guimarães vai estar fechado dois dias por semana até finais de Maio por questões de segurança devido às obras que pretendem melhorar as condições de acessibilidade e segurança, informa a Câmara Municipal.

Entre dia 27 de Abril e 19 de Maio, vai estar encerrado às segundas e terças-feiras até ao final de Maio. Há ainda mais excepções a ter em conta: nos dias 22 e 23 de Abril as portas vão estar também fechadas, tal como na última semana de Maio, entre dia 25 e 29.

Além de dotar o castelo de melhores condições de acessibilidade e segurança, pretende instalar-se "uma nova área de recepção aos visitantes, estando, de igual modo, a ser concebida e produzida uma nova exposição permanente a colocar na imponente torre de menagem", adianta a autarquia.

A intervenção está a cargo da Direcção Regional de Cultura do Norte e é financiada pelo Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN), no âmbito do ON.2 - O Novo Norte. Representa um investimento global de 430 mil euros, sendo esta a primeira fase de uma projecto mais amplo a realizar até Junho.

A construção daquele castelo remonta ao século X, sob ordem da Condessa Mumadona, para defesa do mosteiro de Guimarães, tendo sido alvo de várias intervenções e diferentes épocas.

O aspecto actual do monumento foi fortemente marcado pelas obras de recuperação feitas nos anos 40 do século XX, durante as comemorações do "Duplo Centenário da Formação da Nacionalidade e da Restauração".

Sugerir correcção
Comentar