Câmara de Vila Franca de Xira diz que foi impossível enviar lixo para a Tratolixo

Amanhã trabalhadores da Valorsul já não estão em greve.

Foto
Recolha selectiva de lixo pode dar direito a mais napos, propõe autarquia Reuters

A Câmara de Vila Franca de Xira informou esta quinta-feira que foi impossível enviar o lixo recolhido no concelho para a Tratolixo, devido à greve dos trabalhadores da Valorsul, como tinha avançado na quarta-feira que iria fazer.

"A câmara realizou contactos com a Tratolixo no sentido de depositar nesta empresa os seus resíduos, mas tal não foi possível concretizar. Os resíduos recolhidos encontram-se, por enquanto, em camiões municipais. Considerando o final da greve da Valorsul para hoje, o município conta conseguir normalizar o processo de recolha de resíduos nos próximos dias", explicou o município, numa resposta escrita. Na quarta-feira, a autarquia adiantara que, uma vez que não havia condições na Valorsul para aceitar o depósito nas suas instalações, "a opção alternativa seria efectuar o depósito na Tratolixo" - empresa responsável pelo tratamento dos resíduos urbanos de Cascais, Oeiras, Sintra e Mafra -, à semelhança do que havia decidido fazer o município de Lisboa.

No mesmo dia, o presidente do conselho de administração da Tratolixo, João Dias Coelho, não confirmava ter recebido qualquer pedido de deposição de resíduos de Vila Franca de Xira, tendo salientado que a empresa só estava a receber o lixo de Lisboa. Os trabalhadores da Valorsul cumprem esta quinta-feira o último de quatro dias de uma greve iniciada na segunda-feira. Na origem da paralisação está a privatização de 100% da participação do Estado na EGF, uma sub-holding do grupo Águas de Portugal para o sector dos resíduos, aprovada no final de Janeiro pelo Conselho de Ministros.

A EGF é responsável pela recolha, transporte, tratamento e valorização de resíduos, através de 11 concessionárias, entre as quais a Valorsul, que se situa no concelho de Loures e trabalha para 19 municípios da Área Metropolitana de Lisboa e da zona Oeste. A empresa serve os municípios de Alenquer, Alcobaça, Amadora, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lisboa, Loures, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Odivelas, Peniche, Rio Maior, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira.

 

Sugerir correcção
Comentar