Cabeceiras de Basto inicia processo para candidatar Mosteiro de Refojos à UNESCO

Câmara aprovou dossier de candidatura daquele monumento, um dos 29 mosteiros beneditinos portugueses.

Foto
A actual igreja do mosteiro foi construída no século XVIII Barbara Raquel Moreira

A Câmara de Cabeceiras de Basto deu início à candidatura do Mosteiro de S. Miguel de Refojos a Património da Humanidade, esperando que o monumento do século VII seja um "motor" de desenvolvimento turístico e económico da região.

Esta terça-feira, o executivo, em reunião extraordinária, aprovou por "unanimidade e aclamação" a candidatura daquele monumento à UNESCO, um desejo que, segundo explicou à agência Lusa o presidente da autarquia, China Pereira, "não é desígnio de um partido ou de um executivo, mas dos 19.700 habitantes de Cabeceiras de Basto".

O Mosteiro de S. Miguel de Refojos é um dos 29 mosteiros beneditinos em Portugal com a particularidade de "ser o único" a ter um zimbório, estrutura mais alta da cúpula, em forma de torre, de forma circular ou octogonal, e de ter a "maior" igreja."A aprovação formal foi do executivo. Mas este é um desejo, um desígnio de toda a população, dos 19.700 cabeceirenses. Realizámos um inquérito de opinião e 92% da população aprovou este passo. É uma questão concelhia", apontou o autarca.

Segundo China Pereira, esta classificação tem uma importância para Cabeceiras de Basto "muito além" do monumento."Será um orgulho ver o nosso mosteiro Património da Humanidade. Mas essa distinção terá também consequências no desenvolvimento do concelho. Queremos que o mosteiro seja um dos motores de desenvolvimento de Cabeceiras de Basto, que a nível económico, quer turístico. Vamos voltar a dar a importância ao mosteiro que ele teve noutros séculos", referiu.

No dossier aprovado consta que o Mosteiro de S. Miguel de Refojos foi um "importante" pólo de atração "ainda antes da formação do reino de Portugal". O "apogeu" do mosteiro deu-se no século XVIII com a construção da actual igreja, o que tornou o monumento "no único templo beneditino construído de raiz no período barroco".

Além da inscrição na lista de património da Humanidade, o objectivo é obter também a classificação de monumento nacional. "Temos ainda um longo caminho pela frente, mas vamos percorre-lo com segurança e certos do valor do nosso mosteiro", referiu o autarca.

Sugerir correcção
Comentar