Sete distritos sob aviso vermelho de mau tempo

Câmara do Porto cortou trânsito na marginal e vereador fala de temporal como não se lembra de ter visto na cidade.

Foto
O fim-de-semana será de forte agitação marítima Paulo Pimenta

O Porto é um dos sete distritos do país que estarão, este sábado, sob aviso vermelho, por causa da forte agitação marítima. No município, a Protecção Civil avisa, por isso, que decidiu o corte total de trânsito, durante o fim-de-semana (sobretudo na noite de sábado para domingo), na marginal marítima.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê que poderão existir ondas de noroeste, com sete a oito metros, entre as 15h e as 21h de sábado, pelo que estarão sob aviso vermelho, o mais grave de todos, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Coimbra, Leiria e Lisboa. Três outros distritos – Setúbal, Beja e Faro – estarão sob aviso laranja, também por causa da forte agitação marítima.

No Porto, o departamento da Protecção Civil, sob alçada do vereador Sampaio Pimentel, alerta, em comunicado, “a população para os riscos do agravamento do estado do tempo durante o fim-de-semana, em particular para a madrugada de domingo, com previsão de agitação marítima forte”. A Protecção Civil está “a tomar todas as medidas tendentes a proteger pessoas e bens”, acrescenta o mesmo documento, garantindo que irá acompanhar “permanentemente a situação nas zonas mais sensíveis da orla marítima”. Em declarações ao PÚBLICO, o vereador enfatizou o perigo. Observou que as previsões apontam para um "monstro", um temporal como não se lembra de ter visto no Porto, e que é importante que os munícipes levem os avisos a sério e não se aproximem do mar.

Depois de uma onda ter surpreendido dezenas de pessoas na freguesia da Foz do Douro, arrastando veículos e ferindo ligeiramente quatro transeuntes, também durante uma situação de alerta vermelho, a Câmara do Porto já fechou por mais do que uma vez zonas da marginal.

Para o fim-de-semana prevê-se também chuva forte para os distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto, e queda de neve, acima dos 1400 metros, nos distritos da Guarda e Castelo Branco. 

Sugerir correcção
Comentar