Arcos de Valdevez organiza cortejo pascal com bois

Dinamizar o comércio, restauração e hotelaria são os objectivos da reposição de uma antiga tradição da vila minhota. O desfile dos bois da Páscoa realiza-se a 13 de Março.

Foto
Cartaz do evento

Na tarde do próximo dia 13 de Março, a principal avenida da vila de Arcos de Valdevez será palco de um invulgar desfile, revestido de tradição, e que pretende ser impulsionador para a economia local. Mais de 20 bois das raças cachena, minhota e barrosã, que serão mais tarde abatidos, vão desfilar, engalanados, entre o Parque da Ponte Nova e o Parque da Azenha, numa tradição pascal com mais de 70 anos.  

Os animais que integram este desfile foram adquiridos pelos talhos do comércio local. O desfile serve para mostrar à população os bois que serão depois abatidos pela altura da Páscoa. Os bovinos são engalanados a preceito para o desfile, que é acompanhado pelos ranchos folclóricos da região que, vestidos a rigor, acompanham o cortejo que, segundo o departamento de comunicação da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, conta com uma vasta assistência.

Com este cortejo, que nasceu por iniciativa dos proprietários dos talhos, no passado, pretende-se promover e divulgar o património cultural e dinamizar a economia local, não só através da posterior venda da carne dos bois que desfilarão na avenida, mas também a dinamização dos produtores de animais locais, até ao comércio, restauração e hotelaria pois, por estes dias, muitos são os que visitam os Arcos para assistir ao tradicional desfile.

Esta iniciativa é organizada pela Associação Comercial e Industrial de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca (ACIAB), em parceria com a Câmara Municipal de Arcos de Valdevez e vários talhos e produtores do concelho. Embora tenha estado interrompida durante alguns anos, este é já o segundo ano consecutivo em que é retomada pelo actual executivo em colaboração com a ACIAB.

Antes do desfile, os bois estão em exposição desde as 10h30 no parque da Ponte Nova. O cortejo arrancará pelas 15h30, com a animação musical tradicional proporcionada pelos ranchos, num ambiente de alegria e festa. 

Texto editado por Ana Fernandes

Sugerir correcção
Comentar