Academia para artesãos vai melhorar oferta turística do Castelo de S. Jorge

Uma dúzia de artesãos vai aprender técnicas para potenciar o negócio no monumento mais visitado do país.

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Castelo de S. Jorge recebe anualmente mais de um milhão de turistas Paulo Ricca/Arquivo

Os artesãos que vendem os seus produtos dentro das muralhas do Castelo de S. Jorge, em Lisboa, começaram esta semana a frequentar um “programa de capacitação” que lhes vai permitir potenciar o negócio. Até Outubro, vão aprender noções de marketing, contabilidade e outras que servirão para melhorar a oferta turística no monumento.

Só em 2013 passaram pelo Castelo de S. Jorge mais de um milhão de turistas, segundo dados do Turismo de Portugal. “Lisboa tem cada vez mais projecção internacional e a procura também tem evoluído”, nota Marta Miraldes, da SBI Consulting, consultora escolhida pela Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC, responsável pela gestão do Castelo) para ajudar os artesãos a acompanharem esta tendência.

Participam nesta iniciativa 12 artesãos, sobretudo mulheres, com idades entre os 40 e os 45 anos. Trabalham em diferentes áreas: desde a pintura até à escultura, passando pela bijutaria e joalharia. “Muitos já vendem os seus produtos no Castelo há mais de dez anos”, diz Marta Miraldes. Durante esse período foram subsistindo e alguns até já expandiram o negócio para fora das muralhas. “Eles vendem, mas achamos que podemos ajudá-los a potenciar ainda mais a sua actividade”, explica a consultora.

“É como se tivéssemos uma mala cheia de ferramentas. Vamos dar-lhes essas ferramentas e ensiná-los a usá-las.” Depois de fazer um diagnóstico das necessidades e dos hábitos dos artesãos, a consultora vai “capacitá-los” para que inovem na forma de pôr os produtos à venda, na abordagem que fazem aos clientes, e até na cooperação entre eles.

O objectivo desta iniciativa, gratuita para os artesãos, “é não só aumentar as vendas mas também ajudá-los a terem negócios mais sustentáveis”, conclui Marta Miraldes. Com uma duração total de cerca de 80 horas, o programa inclui módulos de estudo de mercado, atendimento e serviço ao cliente, burocracias e impostos, opções de financiamento, análises de viabilidade económica, posicionamento estratégico, marketing digital e plano operacional.

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