Reino Unido dá luz verde a nova central nuclear

Dois novos reactores produzirão electricidade para seis milhões de habitações.

Inspecção de rotina na central de Hinkley Point B, ao lado da qual serão construídos mais dois reactores SUZANNE PLUNKETT/REUTERS

O Governo britânico deu luz verde a uma nova central nuclear no país, a primeira a ser construída nos últimos 25 anos. Serão dois novos reactores, com capacidade para abastecer seis milhões de habitações, a instalar em Hinkley Point, no Sudoeste da Inglaterra, onde já existe uma central em operação e outra desactivada.

O projecto é do grupo energético francês EDF, parcialmente suportado por capitais chineses. A decisão final estava dependente de um acordo sobre o preço a pagar pela electricidade produzida, valor que foi finalmente acordado entre o Governo e a EDF, segundo anunciado nesta segunda-feira pelo gabinete do primeiro-ministro, David Cameron.

Por cada megawatt-hora de electricidade produzida na futura central de Hinkley Point C, a EDF receberá 89,50 libras (105 euros). O valor é polémico, pois representa quase o dobro do preço médio da electricidade à saída das centrais de produção. Além disso, o anúncio do acordo é feito num momento em que os britânicos enfrentam a perspectiva de grandes aumentos na factura energética para este Inverno. A Southern Electric e a British Gas, duas das maiores empresas do sector, anunciaram já aumentos na ordem dos 8% a partir de Novembro.

O Governo argumenta, no entanto, que qualquer impacto na factura não será sentido senão dentro de dez anos, em 2023, quando se espera que a central entre em funcionamento. Além disso, o Governo acredita que o mercado energético será diferente nessa altura e que, com a renovação do parque nuclear do Reino Unido, será possível poupar 90 euros por ano na factura eléctrica em 2030.

O Reino Unido tem 16 reactores nucleares em funcionamento, os quais respondem por cerca de um quinto do abastecimento eléctrico do país. As centrais são, contudo, antigas – 29 reactores foram já encerrados e os que estão operacionais não têm mais de dez anos de vida útil pela frente. Renovar o parque nuclear é uma das apostas do Governo britânico para reduzir as emissões de dióxido de carbono nas próximas décadas. 

A última central a entrar em funcionamento no Reino Unido foi a de Sizewell B, no Sudeste do país. Começou a ser construída em 1988 e passou a produzir electricidade em 1995. A EDF tem planos também para construir uma nova central em Sizewell. Se não avançar, o preço fixo da electricidade produzida em Hinkley Point C sofrerá um ligeiro aumento, para 92,50 libras (109 euros).

Duas empresas chinesas - a China National Nuclear Corporation e a China General Nuclear Power Corporation - farão parte do consórcio que construirá a central, com uma participação de 30% a 40% no investimento.
 
 

Sugerir correcção
Comentar