Eslováquia e Rússia já estão à mesa do Euro e Holanda está em risco de ficar de fora

Os eslovacos estão pela primeira vez na sua história na fase final de um Europeu de futebol.

Foto
A Rússia marcou dois golos frente a Montenegro KIRILL KUDRYAVTSEV/AFP

E mais dois lugares ficaram nesta segunda-feira preenchidos no grande repasto que é o Euro 2016. Eslováquia e Rússia garantiram os respectivos lugares à mesa, após terem triunfado nos seus encontros. Os russos venceram sem sobressaltos Montenegro no Grupo G, enquanto os eslovacos festejaram a sua primeira qualificação para um Europeu de futebol ao derrotarem o Luxemburgo no grão-ducado, no Grupo C.

Depois de ter estado no Mundial 2010, a Eslováquia regressa a uma fase final de uma grande competição, acompanhando a campeã Espanha, já apurada, que venceu na Ucrânia pela margem mínima e relegou os ucranianos para o play-off.

Já a Rússia qualificou-se pela quarta vez consecutiva para um Campeonato da Europa de futebol, ao garantir o segundo lugar no seu grupo, graças a um triunfo em casa sobre o Montenegro, por 2-0. Com o apuramento já garantido, a Áustria somou o nono triunfo em 10 encontros, ao derrotar o Liechtenstein, por 3-0, terminando no primeiro lugar do grupo.

No Grupo E, já nada havia a decidir na última jornada da fase de apuramento. Inglaterra e Suíça já tinham assegurado as respectivas presenças na fase final do Europeu 2016 e ontem limitaram-se a confirmar a sua superioridade, ao passo que a Suécia terá que disputar o play-off, tal como aconteceu na qualificação para o Mundial 2014, quando perdeu com Portugal.

Holanda depende da Turquia

Nesta terça-feira, disputa-se a derradeira ronda de qualificação nos grupos A, B e H. E a grande incógnita reside em saber se a Holanda conseguirá apurar-se no Grupo A. Os holandeses, vice-campeões europeus, estão na corda bamba e para se qualificarem precisam de derrotar, em Amesterdão, uma República Checa sem vários titulares (Cech, Dockal, Lafata...) e esperar por um triunfo da Islândia (já apurada) na Turquia.

Quarta classificada, a Holanda apenas pode ambicionar ao terceiro posto e, assim, disputar um play-off de acesso. Só que aos turcos basta garantir um ponto...

No Grupo B, a luta é pelo terceiro lugar com Bósnia Herzegovina, Israel e Chipre ainda na luta, enquanto no Grupo H a única nuance a definir é a de saber quem terminará em primeiro. E para isso, o duelo entre as já apuradas Itália e Noruega, em Roma, será decisivo, bastando o empate aos italianos para assegurarem a liderança. Já a Croácia tem o terceiro assegurado.

A jornada desta terça-feira servirá ainda para esclarecer as dúvidas em relação à selecção que será a melhor terceira classificada de todos os grupos e, dessa forma, garante também a qualificação directa para a fase final do Euro 2016. Para encontrar a selecção felizarda é preciso retirar os pontos obtidos por todos os terceiros com os respectivos últimos classificados de cada grupo. A luta, neste momento, resume-se à Hungria e à Turquia, com vantagem para a primeira. A situação só se inverte se nesta terça-feira os turcos vencerem a Islândia e o Cazaquistão derrotar a Letónia.

Sugerir correcção
Comentar