Regresso de Michael Phelps pode estar por meses, diz treinador

O atleta mais medalhado de sempre em Jogos Olímpicos deverá participar nos campeonatos norte-americanos em Agosto próximo.

Foto
Phelps não participa numa competição de natação desde Londres 2012 Chris Helgren/Reuters

Há cinco anos, Michael Phelps disse que, após os Jogos Olímpicos de Londres, iria “pendurar o fato de banho e levar uma vida fácil”. Mas, a acreditar nas palavras de Bob Bowman, o seu treinador, a “vida fácil” da bala de Baltimore está prestes a acabar.

“Ele parece estar em forma. Está a sentir-se bem”, diz Bowman nesta quarta-feira, citado pela jornal norte-americano USA Today. Phelps já não nada em competição desde que se tornou nos Jogos de Londres em 2012 o atleta mais medalhado de sempre, com 22 medalhas (18 de ouro).

No horizonte poderá estar a participação nos campeonatos norte-americanos em Agosto próximo, em Irvine, na Califórnia, mas, segundo Bowman, Phelps deverá primeiro testar as actuais suas capacidades em outras provas.

“Se ele nadar em alguns meetings e estiver bem, ele deverá ir a Irvine”, garantiu o técnico de Phelps, que nunca confirmou que iria regressar à natação competitiva, mas que, em Novembro do ano passado, voltou a submeter-se a controlos anti-doping fora de competição.

Phelps tem passado os últimos meses a recuperar a forma nos últimos meses no North Baltimore Aquatic Club, juntamente com alguns dos elementos da equipa norte-americana.

Para já, diz Bowman, Phelps vai centrar-se em distâncias mais curtas, ele que conquistou títulos em provas dos 100m aos 400m. “Vamos começar com coisas mais curtas, para ver se ele tem alguma velocidade, ou para ver como estão as braçadas, esse tipo de coisa”, acrescenta Bowman.

Se as coisas correrem bem, Phelps poderá marcar presença nos Mundiais de natação do próximo ano, que se realizam em Kazan, na Rússia, tendo como objectivo final a presença nos Jogos de 2016, no Rio de Janeiro.

A presença de Phelps no Brasil seria a sua quinta participação olímpica, ele que se estreou em Sydney 2000, com apenas 15 anos, sem ter ganho qualquer medalha. Quatro anos depois, em Atenas 2004, o norte-americano conquistou seis medalhas de ouro e duas de bronze, a que se seguiram oito medalhas de ouro em Pequim 2008. Em Londres, Phelps teve os seus Jogos menos produtivos, com “apenas” quatro medalhas de ouro e duas de prata.

Notícia corrigida às 17h36: Michael Phelps participou em quatro Jogos Olímpicos, tendo-se estreado em Sydney 2000

Sugerir correcção
Comentar