Paulo Bento garante: “Ronaldo vai jogar”

O internacional português admitiu que não está a 100% fisicamente, mas o técnico não tem dúvidas.

Foto
Atenção aos equatorianos Chris Helgren/Reuters

O seleccionador português de futebol, Paulo Bento, confirmou que Cristiano Ronaldo jogará contra o Equador, no particular de quarta-feira, em Guimarães. “O seu estado é bom e está fisicamente bem, apesar de ser um jogador que compete sempre muito durante o ano”, disse o seleccionador nacional, questionado quanto à sobrecarga de jogos do capitão português.

Frisando que a questão emocional “é muito importante, e, também aí, está sempre bem”, Paulo Bento justificou: “Já somámos 28 jogos desde 2010, e ele esteve em 25, sempre com vontade de representar a selecção nacional”. “Sabemos bem como isto funciona. Mas o cargo de seleccionador é de consenso entre a selecção e os clubes e não uma guerra entre a selecção e os clubes”, disse.

De acordo com Paulo Bento, “Ronaldo vai jogar”, depois se verá “o tempo que jogará”. “Temos seis substituições e tentaremos gerir da melhor maneira, durante os 90 minutos, sem pôr em causa a nossa competitividade e o objectivo”, afirmou, colocando um ponto final no assunto relativo ao jogador do Real Madrid.

Quanto ao confronto com o Equador, Paulo Bento sublinhou que, “independentemente de serem jogos particulares ou oficiais”, Portugal tem de “competir da melhor maneira, enquadrando o momento dos jogadores que estão na selecção, não pondo em causa os 90 minutos de um jogo que pretender preparar os próximos jogos oficiais”.

Sublinhando que “os resultados são sempre importantes”, o seleccionador pretende “agregar a um bom resultado uma boa exibição”. “Não devemos abdicar dos nossos processos, de fazer as coisas bem só por causa de um resultado. Tentaremos fazer coincidir um bom resultado com uma boa exibição”, disse o treinador.

Quanto ao Equador, o seleccionador nacional explicou que se trata de um conjunto “com algo similar ao sistema de jogo de Israel”, próximo adversário de Portugal na qualificação para o Mundial 2014. “Os equatorianos têm grande qualidade do meio-campo para a frente, são evoluídos tecnicamente e rápidos, com agressividade e intensidade no processo defensivo, o que vai obrigar a jogar com qualidade e concentração”, explicou.

Paulo Bento referiu-se ainda à chamada de André Gomes, médio do Benfica, que substituiu na convocatória Ruben Micael (indisponível por lesão): “Estava sob observação há algum tempo”. “À parte os minutos no Benfica B, já tinha jogado em todas as competições [pela equipa principal]. E, num jogo de grau de dificuldade elevado, no Sporting-Benfica, revelou uma maturidade acima da média para a idade que tem”, justificou, admitindo que esta chamada “não impede que André Gomes prossiga o seu caminho nos sub-20 ou sub-21”.

Numa última nota, o técnico referiu-se ao muito público na sessão matinal desta terça-feira (quase cinco mil na ponta final do treino): “O que se pretende sempre é que haja apoio. Depois, temos que fazer a nossa parte: jogar bem e competir para contar com esse apoio”.

A selecção portuguesa defronta o Equador na quarta-feira (20h45, RTP1), no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, em jogo de preparação com vista ao apuramento para o Mundial 2014.

Após quatro jogos, Portugal é terceiro classificado no Grupo F de qualificação para o Mundial 2014, em igualdade com o segundo, Israel, ambos com sete pontos, e a cinco da Rússia, que lidera só com vitórias. No seu próximo compromisso desta campanha, a selecção portuguesa visita a congénere israelita, a 22 de Março.

Sugerir correcção
Comentar