Nelson Évora na final do triplo salto nos Mundiais

Fotogaleria
A prova desta quarta-feira em Pequim AFP/FRANCK FIFE
Nélson Évora não dedica uma especial atenção ao seu ouro olímpico
Fotogaleria
Nelson Évora, que foi campeão olímpico no triplo salto em 2008, nos Jogos de Pequim Foto: Fabrice Coffrini/AFP

O atleta português Nelson Évora qualificou-se directamente para a final do triplo salto nos Mundiais de Atletismo, em Pequim, nesta quarta-feira, com um salto de 17,01 metros na terceira e última tentativa da qualificação.

O atleta de origem cabo-verdiana, nascido na Costa do Marfim há 31 anos e naturalizado português em 2002, alcançou a quinta melhor marca da eliminatória, depois de um primeiro salto nulo e de um segundo ensaio a 16,68 metros.

Com 17,24 metros como melhor salto este ano, Nelson Évora tinha a nona melhor marca na lista de inscritos, e o quarto recorde pessoal (17,74) – actual recorde de Portugal – resultado com que se sagrou campeão do mundo em 2007, em Osaka.

Nelson Évora, que foi campeão olímpico no triplo salto em 2008, nos Jogos de Pequim, disputa a final quinta-feira às 19h10 locais (12h10 em Lisboa).

Os melhores resultados foram conquistados pelo cubano Pedro Pichardo (17,43 metros) e o norte-americano Christian Taylor (17,28 metros), marcas muito acima da concorrência: o romeno Marian Oprea, terceiro classificado, alcançou os 17,07 metros, enquanto o bahamiano Leevan Sands, que fechou o lote dos qualificados, ficou em 12.º lugar, com 16,73 metros.

Dezasseis atletas portugueses participam nos Mundiais de Atletismo que decorrem até 30 de Agosto no Ninho do Pássaro, o estádio que acolheu os Jogos Olímpicos de Pequim em 2008.

Sugerir correcção
Comentar