Maria Miguéis Teixeira conquista ouro nos JO da Juventude

Atleta portuguesa, de 14 anos, triunfou no pentatlo moderno, em Nanjing, na China.

Foto
Maria Miguéis Teixeira subiu ao degrau mais alto do pódio na China. COP

A portuguesa Maria Miguéis Teixeira fechou esta terça-feira da melhor maneira a participação lusa nos Jogos Olímpicos da Juventude, que decorrem em Nanjing, na China, ao conquistar a medalha de ouro no pentatlo moderno.

No último dia de competição para Portugal, a missão portuguesa conquistou a sua quarta medalha, a segunda de ouro, através da sua praticante mais jovem, de apenas 14 anos.

Na prova de equipas mistas (equipas de dois atletas), Maria Miguéis Teixeira fez dupla com o ucraniano Anton Kuznetsov, enquanto Daniel Lopes trabalhou com a alemã Anna Matthes.

Com o sonho de atingir uma medalha, a jovem atleta portuguesa e o seu par ucraniano somaram 1204 pontos, mais três do que o par segundo classificado, composto por uma atleta húngara e um atleta mexicano, enquanto o terceiro e último lugar do pódio foi ocupado por uma dupla italo-coreana, com 1183 pontos.

“Nem sei descrever o que sinto neste momento. Não estava minimamente à espera. Trabalhei um ano inteiro para um bom resultado, mas nunca pensei que poderia ser possível ganhar uma medalha, quanto mais de ouro. Lembro-me de ver a imagem das medalhas no Facebook, pensando que seria algo impensável”, disse a jovem atleta de Vila Real no final da sua prova, citada pelo gabinete de imprensa do Comité Olímpico de Portugal.

Por seu turno, Daniel Lopes e a alemã Anna Matthes terminaram no 16.º posto da geral, com 1137 pontos.

Além destes dois atletas, Potugal competiu esta terça-feira através de Luís Ferreira, que foi desclassificado na prova de slalom de canoagem, e de Ana Fernandes e Jéssica Barreira, tendo ambas se quedado pelas eliminatórias da prova de estafetas 8X100 metros.

Portugal encerra assim a sua participação em Nanjing, cuja competição termina na quarta-feira, concluindo com um total de duas medalhas de ouro (ambas por equipas, no judo e pentatlo moderno, por Maria Siderot e Maria Miguéis Teixeira), uma de prata (vela – Rodolfo Pires) e uma de bronze (trampolins – Pedro Ferreira).

Este resultado supera o registado há quatro anos, na estreia dos Jogos Olímpicos da Juventude, que tiveram lugar em Singapura, nos quais Portugal conquistou uma medalha de ouro (triatlo por equipas), um de prata (taekwondo) e uma de bronze (natação).

Sugerir correcção
Comentar