Helena Costa, apresentada em Clermont, pede um tratamento normal

A apresentação da primeira treinadora de uma equipa profissional de futebol na Europa levou mais de cem jornalistas à cidade francesa.

Foto
Helena Costa tinha sido apresentada oficialmente como treinadora do clube DR

Não deve ter havido muitas apresentações de treinadores que tenham motivado tanto interesse mediático como a de Helena Costa no Clermont-Foot, esta quinta-feira. A mensagem daquela que é, agora oficialmente, a primeira treinadora de uma equipa profissional europeia foi clara: “Quero que se julgue o meu trabalho como se eu fosse um homem”.

O pequeno clube da segunda divisão francesa recebeu mais de uma centena de pedidos de acreditação de 65 órgãos de comunicação para a primeira conferência de imprensa da portuguesa que se tornou pioneira no mundo do futebol.

A treinadora de 36 anos fez uma breve apresentação e quis, desde logo, definir o seu estilo. “Sou uma pessoa exigente comigo mesma e com a minha equipa, mas sobretudo comigo mesma”, afirmou Helena Costa, citada pelo Twitter do clube.
 

 

Helena Costa queria mesmo era falar de futebol e utilizou o português, o francês e o inglês para se exprimir perante os jornalistas presentes. Disse que já esteve reunida com a restante equipa técnica e aferiu os pontos a melhorar no Clermont. “É preciso trabalhar no sector da defesa à zona, mas também ao nível da criação de jogo”, observou Helena Costa, que passou pelas selecções femininas do Qatar e do Irão.

Descrita como uma treinadora ambiciosa, Helena Costa quis vincar isso mesmo no primeiro contacto ao serviço do novo clube: "Ganhar é a palavra que o Clermont Foot vai ter a partir de agora."

Ao seu lado, o presidente do clube do segundo escalão, Claude Michy, reiterou a confiança na portuguesa, uma escolha "inteiramente" dele. A decisão de contratar uma treinadora é vista por muitos como uma manobra de marketing para dar visibilidade ao emblema, pouco conhecido fora do hexágono francês, e que, até ver, está a dar resultados. No entanto, Michy fez questão de garantir que, "apesar de toda a efervescência à volta da nomeação, o clube vai manter os seus valores e não cair no superficial".

Para que a equipa melhore o 14.º lugar desta época, Helena Costa apelou mesmo ao apoio da comunidade portuguesa na região. E tudo indica que os emigrantes portugueses da cidade vão responder à chamada. "Ela vai ter muitos apoiantes porque há muitos portugueses aqui e queremos que a nossa comunidade mostre que somos capazes de fazer grandes coisas", garantiu, em declarações à Lusa, Fernando Pinto, treinador do clube regional Portugal Football Club Clermont.

Mas a grande questão não a abandonou. Helena Costa é a primeira mulher a tornar-se treinadora principal de uma equipa profissional na Europa. “O impacto da minha nomeação foi enorme”, reconheceu. “Mas eu gostaria que me olhassem como uma pessoa normal e quero que se julgue o meu trabalho como se eu fosse um homem”, afirmou a treinadora, citada pelo jornal L’Équipe.

Afastada por Helena ficou logo a ideia de a sua contratação se tratar de uma questão de marketing. "Não encaro isto como uma aventura, mas como a minha profissão, conhecendo todos os desafios que isto envolve e gostava que não olhassem para isto como uma aventura nem uma jogada de marketing", disse aos jornalistas.

A ideia não devia ser difícil de aceitar, segundo Helena Costa. “Como os homens, se eu não tiver bons resultados, serei demitida como qualquer treinador.” “É normal”, concluiu.

Esta semana, o treinador da equipa feminina sueca do Tyreso - que está presente na final da Liga dos Campeões em Lisboa - alertou para a possibilidade de Helena Costa sofrer uma pressão extra por ser mulher. "Talvez seja um pouco injusto, porque ela poderá sofrer um pouco mais de pressão para ter um bom desempenho, em vez de ser apenas mais um treinador", observou Tony Gustavsson, citado pela Lusa.

Ainda assim, Gustavsson considera que Helena Costa "não aceitaria o convite se achasse que não estava preparada". Mais do que conjecturas, será a prestação em campo dos homens de Helena que vai mostrar até onde pode ir a treinadora portuguesa, já apelidada de "Mourinho de saias".

 

Sugerir correcção
Comentar