Futebol espanhol sob a ameaça de greve

Em perigo estão as duas últimas rondas da Liga e ainda a final da Taça do Rei, mas federação mostra abertura para dialogar.

Foto
O futebol espanhol pode parar Albert Gea/Reuters

A Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) anunciou a interrupção por tempo indefinido de todas as competições por si organizadas a partir de 16 de Maio. A decisão, anunciada nesta quarta-feira após uma reunião da direcção da RFEF, prende-se com a insatisfação da federação espanhola relativamente à decisão do governo espanhol sobre a venda centralizada dos direitos de televisão.

Se esta decisão for concretizada colocará em risco a realização das duas últimas jornadas do campeonato espanhol, agendadas, precisamente para os dias 17 de Maio e 23 de Maio. Fica também ameaçada a disputa da final da Taça do Rei, entre o Barcelona e o Athletic Bilbau, prevista para o dia 30 de Maio, em Camp Nou.

No comunicado emitido no final da reunião da direcção da RFEF, ao mesmo tempo que anuncia a sua decisão de parar com o futebol em Espanha, a RFEF manifesta a sua disponibilidade de dialogar com o executivo espanhol para que sejam revistos os pontos que motivam a posição de força. E a divergência prende-se com a forma de repartição do valor recebido pela venda dos direitos de transmissão televisiva dos jogos de futebol previstos no decreto governamental aprovado a 30 de Abril.

Segundo aquele documento – aprovado depois de queixas dos clubes mais pequenos do principal escalão, denunciando as verbas reduzidas que recebiam face aos principais emblemas espanhóis - as equipas da I Divisão terão direito a 90% do valor. Metade deste montante será repartido de forma igualitária por todos, enquanto os restantes 50% serão distribuídos tendo em conta a classificação de cada clube e a dimensão de cada emblema.

Ora, segundo a RFEF, este acordo prejudica inúmeros clubes de escalões inferiores do futebol espanhol, que terão direito a apenas 10% do bolo.

Sugerir correcção
Comentar