Federações dão luz verde à nova competição da UEFA

Liga das Nações foi aprovada por unanimidade pelas 54 federações e tem arranque previsto para 2018.

Foto
Darren Staples/Reuters

A Liga das Nações, uma competição entre selecções europeias, foi aprovada pela UEFA durante o congresso desta quarta-feira, em Astana (Cazaquistão) e deverá arrancar em 2018.

O voto favorável foi unânime e reuniu o consenso das 54 federações europeias, afirmou o presidente da UEFA, Michel Platini. As selecções europeias “querem deixar de fazer amigáveis que não interessam a ninguém, nem aos jornalistas, nem ao público”, afirmou Platini, citado pela AFP.

Muitos pormenores da prova ainda serão decididos durante os próximos quatro anos, mas já se sabe, por exemplo, que as selecções vão ser divididas entre quatro grandes divisões, agrupadas pelo ranking. Portugal faria parte da primeira divisão, neste momento.

Cada divisão é dividida em grupos de três ou quatro equipas, que jogam entre si. Isto significa que, entre o Mundial de 2018 e o Europeu de 2020, cada selecção terá de jogar quatro ou seis jogos, para além de uma final four entre os vencedores de cada grupo.

Em disputa irá estar uma vaga extra no Campeonato Europeu de 2020, que vai ser organizado por 13 cidades diferentes. A Liga das Nações vai ser jogada durante as datas previstas pela FIFA para os encontros particulares entre selecções.

A criação da nova competição surge na sequência do processo de centralização dos direitos televisivos dos jogos entre selecções pela UEFA. O presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, que esteve presente no congresso de Astana, acredita que a Liga das Nações “potenciará o valor dos direitos já centralizados pela UEFA”.

Por conhecer está ainda a forma como se vão coordenar as etapas de qualificação para as competições internacionais e a nova competição.

Sugerir correcção
Comentar