UEFA discute criação de Liga dos Campeões entre selecções

Congresso do organismo europeu de futebol deve aprovar na quinta-feira a Liga das Nações, uma competição que pode dar acesso a Mundiais e Europeus.

Foto
Michel Platini é presidente da UEFA desde 2007 Gonzalo Fuentes/Reuters

A UEFA vai debater na quinta-feira a introdução da Liga das Nações, uma competição entre as 54 selecções europeias a ter lugar de dois em dois anos.

O comité executivo do organismo que tutela o futebol europeu já deu luz verde à prova, segundo a BBC, que poderá dar acesso às grandes competições internacionais – o Campeonato do Mundo e o Campeonato Europeu.

O formato definitivo da Liga das Nações ainda não é conhecido, mas as equipas deverão ser distribuídas entre vários grupos, consoante a posição no ranking. Os jogos serão disputados nas datas previstas pela FIFA para encontros amigáveis entre selecções.

Irá haver quatro “divisões” e Portugal deverá integrar a principal, para além das outras 14 equipas mais bem classificadas, como a Espanha, a Inglaterra ou a Alemanha. Os grupos vão assemelhar-se às competições nacionais, com subidas e descidas de divisão. Os vencedores de cada divisão jogam depois duas semifinais e uma final em campo neutro.

Os quatro semifinalistas teriam lugar assegurado na competição internacional seguinte, substituindo as vagas atribuídas pelos play-offs.

A primeira edição da Liga das Nações deverá ter início após o Europeu de 2018 e será disputada de dois em dois anos, que não coincidam com competições internacionais.

Na quinta-feira, os membros da UEFA reúnem-se em Astana (Cazaquistão) para o congresso ordinário e devem aprovar o formato da competição. “O facto de trabalhar para estabelecer um novo calendário internacional conduziu-nos a ter essas discussões”, afirmou o secretário-geral da UEFA, Gianni Infantino, durante uma conferência de imprensa de antecipação do congresso.

“Há países contra quem todos querem jogar e há outras equipas que têm dificuldade em encontrar adversários, por isso procurámos algo diferente e pensámos na Liga das Nações, que será apresentada ao congresso na quinta-feira”, acrescentou Infantino, citado pela Reuters.

A Inglaterra já se mostrou favorável à criação da Liga das Nações, de acordo com informações recentes do presidente da federação inglesa de futebol. “Em princípio, estamos bastante interessados [em participar na competição]. O mais difícil são os detalhes, mas acho que uma Liga das Nações onde jogamos com as grandes selecções seria algo muito aliciante”, disse Greg Dyke, citado por vários órgãos de comunicação.

Depois de ter centralizado os direitos televisivos dos jogos entre selecções durante as qualificações, a UEFA pretende aumentar as suas receitas. A Liga das Nações, que iria promover jogos regulares entre as maiores selecções europeias em épocas em que não há competições internacionais, poderia ser a melhor forma de capitalizar os direitos televisivos, tal como acontece actualmente com a Liga dos Campeões.

Sugerir correcção
Comentar