FC Porto económico passa na Póvoa de Varzim

Poupando a maioria dos habituais titulares, os portistas venceram os poveiros, por 2-0, com golos de Christian Tello e André Andre, e garantiram o apuramento para a 4.ª eliminatória da Taça de Portugal.

Foto
O FC Porto venceu o Varzim sem dificuldades Fernando Veludo/NFactos

A exibição não encheu o olho, mas deu para fazer a rodagem a alguns jogadores e dar folga a outros atletas que serão importantes na próxima terça-feira, na Liga dos Campeões. Com uma prestação q.b., o FC Porto foi à Póvoa de Varzim vencer por 2-0, garantindo o apuramento para a 4.ª eliminatória da Taça de Portugal. Tello, na primeira parte, e André André, no minuto 90, marcaram os golos do triunfo “azul e branco”.

A menos de 72 horas de receber no Estádio do Dragão o Maccabi Tel Aviv, em jogo da terceira jornada da Liga dos Campeões, Julen Lopetegui não surpreendeu e aproveitou a deslocação à Póvoa de Varzim para dar minutos a jogadores menos utilizados e folga a algumas dos principais trunfos “azuis e brancos”. Em relação ao último jogo para o campeonato frente ao Belenenses, Layun e Imbula foram os únicos que repetiram a titularidade. Bueno, que só tinha jogado três minutos contra o Arouca, surgiu no “onze”, tal como o defesa central chileno Igor Lichnovsky.

Foto

Também com uma mão cheia de alterações em relação à última partida efectuada na II Liga, o Varzim de Quim Berto entrou melhor e deu o primeiro sinal de perigo aos 4’, por Adilson. Aos poucos, os “dragões” foram percebendo que teriam que colocar alguma velocidade no jogo e depois de Abel evitar o primeiro golo “azul e branco”, Christian Tello inaugurou o marcador: aos 20’, o extremo escapou pela esquerda e perante a saída de Ricardo, rematou cruzado fazendo o 1-0. O espanhol não marcava desde Março.

Apesar da desvantagem, o Varzim manteve o espírito combativo e tentou chegar perto das redes do regressado Helton, mas nunca conseguiu criar grandes sobressaltos ao guarda-redes nos primeiros 45 minutos.

No regresso dos balneários, o FC Porto procurou gerir a vantagem com segurança e viu uma grande penalidade ficar por assinalar por mão de Sandro.

Sem margem para relaxar, Lopetegui acabou por reforçar a equipa no meio campo com a entrada de alguns dos habituais titulares (Danilo Pereira e André André) e, com o Varzim sem as mesmas forças do primeiro tempo, os portistas tiveram oportunidades para dilatar a vantagem, mas Bueno esteve discreto e Pablo Osvaldo não aproveitou a oportunidade oferecida por Lopetegui — o internacional italiano falhou um golo de baliza aberta, aos 74’.

Mas se Osvaldo mostrou pouca competência, André André voltou a somar pontos: a poucos quilómetros do local onde cresceu (Caxinas), o médio fez o terceiro golo da época e acabou com as dúvidas.

Sugerir correcção
Comentar