Episódios racistas no futebol brasileiro só em 2014

Já são cinco os episódios conhecidos de racismo no futebol brasileiro somente durante o ano em curso.

Foto
O guarda-redes "Aranha" durante o jogo entre o Grémio e o Santos no qual foi insultado DR

Até há pouco tempo, o Brasil tinha mais contacto com fenómenos racistas no futebol por causa das situações que jogadores deste país enfrentavam na Europa do que propriamente devido a casos ocorridos dentro das suas fronteiras. Mas as coisas têm vindo a alterar-se.

Em pouco mais de oito meses e só durante o ano de 2014, são já cinco os episódios racistas no futebol brasileiro que tiveram eco na comunicação social. E isto em ano de Mundial disputado no país.

5 de Março de 2014

O árbitro Márcio Chagas da Silva foi insultado durante um jogo dos escalões secundários do futebol brasileiro. O juiz da partida relatou que alguns adeptos lançaram-lhe palavras e frases de conteúdo racista, como “macaco”, “o teu lugar é na selva” e “volta para o circo”. No final da partida o árbitro encontrou bananas em cima do seu carro.

6 de Março de 2014

Depois de o Santos golear o Mogi Mirim, o jogador Arouca foi alvo de insultos racistas à saída do balneário da equipa por parte de um adepto que não foi identificado. O caso motivou um comentário condenatório da Presidente do Brasil, Dilma Rousseff na sua conta de twitter.

9 de Março de 2014

Num jogo de um campeonato secundário do campeonato de Minas Gerais, um adepto da equipa da casa foi detido pela polícia após ter chamado "macaco, negro, safado e fedorento" a um jogador da equipa adversária durante o aquecimento.

30 de Março de 2014

O defesa Paulão, do Internacional de Porto Alegre, denunciou ter sido vítima de insultos racistas após o jogo frente ao Grémio. O adepto que insultou o atleta quando este se dirigia para o túnel de acesso aos balneários não foi identificado pelas câmeras de segurança.

28 de Agosto de 2014

O guarda-redes "Aranha", do Santos, é insultado por adeptos do Grémio de Porto Alegre a partir das bancadas, sendo chamado de "macaco".

Sugerir correcção
Comentar